Partilhar

+5% em Cartão Almedina
Desconto: 20%
12,72 € 15,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Temos assistido nos últimos tempos a um crescente interesse, por parte de projetistas e donos de obra, na utilização de sistemas construtivos de madeira. Os jovens arquitetos e estudantes de arquitetura também partilham da vontade de se familiarizarem com este tipo de construção e de o incluírem no seu léxico arquitetónico.

Em Portugal, a persistente falta de informação sobre como construir em madeira continua a ser um entrave à sua utilização. Por um lado, a pouca indústria existente não consegue ainda chegar ao dono da obra de uma forma convincente. por outro lado, como grande parte da literatura técnica da área está disponível apenas em inglês (escrita ou traduzida), a consulta desta informação pode ser desafiante era o projetista mas certamente obriga a um investimento que não é compatível com prazos e honorários de projeto. 

Este glossário surge precisamente para familiarizar os intervenientes com os termos em inglês específicos ao projeto e à construção de madeira e alicerça-se na prática profissional de projetar com este tipo de sistemas nos Estados Unidos da América e na experiência de lecionamento da unidade curricular de Construção em Madeira na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. 

Ainda muito está por fazer na disseminação do conhecimento técnico sobre como construir em madeira. Este é um contributo para quem pretenda explorar novas formas de construir, de projetar e de conceptualizar Arquitetura.



Ler mais

Autor

Paulo Pereira de Almeida

Nasce em Lisboa e, concluído o Liceu, ruma à Califórnia, onde se licencia em Arquitectura em 1988, pela University of California Berkeley. Depois de uma especialização em Estruturas de Madeira, colaborações em ateliers do norte da Califórnia e um período de produção liberal, regressa à Capital. Frequenta o Curso de Mestrado em Habitação na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa e ingressa nessa instituição como assistente no Departamento de Tecnologias da Arquitetura onde, em 2000, realiza Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica. Em 2009 termina na mesma instituição o doutoramento em Arquitetura, na especialidade de Tecnologias da Arquitetura, sobre a temática de Construção de Madeira, tema da sua paixão e de influência Americana. Atualmente é responsável por algumas das Unidades Curriculares oferecidas pelo Departamento de Tecnologias da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, nomeadamente a construção de Madeira. É coordenador do grupo de investigação OBATI - Observatório da Arquitetura, Tecnologia e Inovação, que está integrado no Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design (CIAUD) da FA-ULisboa. Durante o seu percurso profissional e académico é distinguido com vários prémios de arquitetura pelo American Institute of Architects e, em 2014, recebe o Prémio “Melhor Professor do Ano”, atribuído pela Associação de Estudantes da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, por voto dos estudantes. Quando o tempo o permite, gosta de passear de mota pela Europa.

Ler mais