Partilhar

O Retorno do Mito

Coleção STVDIVM

José María Mardones

Disponibilidade Imediata

Desconto: 10%
15,21 € 16,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O mito e o símbolo reaparecem com força, por vezes em manifestações distorcidas e até aberrantes, na nossa sociedade. Em tempos do predomínio da fragmentação e da funcionalidade, há necessidade de visões totalizantes. Esta necessidade mito-simbólica na cultura ocidental actual responde a quê? É algo meramente conjuntural ou constitutivo? É uma manifestação arcaica de uma forma de pensamento superada ou pertence à raíz da própria razão?
Estas são questões sobre as quais se investiga neste livro. O objectivo é colaborar na reflexão sobre a razão moderna, as suas deficiências e unilateralidades, com a necessidade de ampliá-la e integrá-la, para que seja realmente razoável e humana. Trata-se de colocar a questão da própria racionalidade humana.

ÍNDICE

PRÓLOGO À EDIÇÃO PORTUGUESA
INTRODUÇÃO

PARTE I: SÍMBOLO E MITO

1. O símbolo. O mito no âmbito do símbolo
2. O mito como narração simbólica


PARTE II: AS DIMENSÕES DO MITO

3. Mito. História e realidade
4. Mito e conhecimento
5. A evolução da consciência humana vista a partir dos mitos
6. Mito e cultura
7. Mito, religião, filosofia e ciência

PARTE III: O RETORNO DO MITO

8. A actualidade ambígua do mito
9. Urgência da mito-logia
BIBLIOGRAFIA
Títulos publicados nesta colecção

Ler mais

Autor

José María Mardones

José Maria Mardones é doutorado em Sociologia e Teologia. Trabalha como investigador no Instituto de Filosofia do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) de Madrid nas áreas de Filosofia política e da Religião, centrando o seu interesse nos problemas das relações Religião-Cultura. Entre as suas numerosas obras destacam-se Razón comunicativa y Teoria crítica; Postmodernidad y cristianismo; Capitalismo y Religión. La religión política neoconservadora; Sintomas de un retorno. La religión en el pensamiento actual; El discurso religioso de la modernidad. Habermas y la religión; Fundamentalismos; La vida del símbolo. La dimensión simbólica de la religión.

Ler mais