Partilhar

O Poder Presidencial em Portugal - Os Dilemas do Poder dos Presidentes na República Portuguesa

André Freire, António Costa Pinto

Indisponível



Desconto: 10%
13,41 € 14,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O regime republicano português foi um fenómeno precoce no quadro europeu, mas a sobrevivência deste ao longo do século XX, sobretudo considerando a longa experiência autoritária, demonstrou a rápida consolidação das instituições republicanas na sociedade portuguesa e sobretudo em alguns segmentos das suas elites. Entre a primeira e curta Presidência de Manuel da Arriaga e a Presidência de Cavaco Silva, a vida política portuguesa passou de um regime parlamentar instável, que sucumbiu perante curtas e longas ditaduras militares e civis, a uma democracia política consolidada. Os Presidentes, ainda que os seus poderes variassem muito ao longo dos últimos quase 100 anos, estiveram muitas vezes no centro da vida política portuguesa. Este livro pretende fazer o balanço do poder presidencial em Portugal, concentrando-se sobretudo no regime democrático.

Ler mais

Autor(es)

André Freire

André Freire é Professor Catedrático em Ciência Política (CP), diretor do Doutoramento em CP, desde 2015, foi ainda Diretor da Licenciatura em CP, 2009-2015, ISCTE-IUL. É Investigador do CIES-IUL, e Diretor do Observatório da Democracia e da Representação Política, desde 2019. Tem lecionado e/ou apresentado conferências em várias universidades portuguesas e estrangeiras.

Freire tem dirigido vários projetos de pesquisa sobre ideologia, comportamento eleitoral, instituições e reformas políticas, e ainda sobre representação política. Sobre estes assuntos tem publicado abundantemente, nacional e internacionalmente (cerca de 30 livros e 100 artigos; inúmeros capítulos de livros).

Foi colunista do Público, 2006-2016, e do Jornal de Letras, 2017-2021, além de outras colaborações ocasionais nos mass media, e tem sido perito – consultor convidado de várias instituições nacionais e europeias.

Ler mais

António Costa Pinto

Investigador Coordenador no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e Professor Convidado no ISCTE-IUL. Doutorado pelo Instituto Universitário Europeu, foi Professor visitante nas Universidades de Stanford (1993), de Georgetown (2004) e do Instituto de Estudos Políticos (Paris) (1999-2003), e Investigador visitante nas Universidades de Princeton (1996) e da Califórnia-Berkeley (2000 e 2010). Foi presidente da Associação Portuguesa de Ciência Política, sendo as suas principais áreas de investigação o fascismo e o autoritarismo, a democratização e a descolonização, as elites políticas e o estudo comparativo das mudanças políticas na Europa. Publicou recentemente  O Passado Que Não Passa. A Sombra das Ditaduras na Europa do Sul e na América Latina (co-direcção, Civilização Brasileira, 2013) e História Contemporânea de Portugal (co-direcção, MAPFRE/Objetiva, 2013-2015, 5 volumes).

Ler mais