Partilhar

O Papel de Parede Amarelo

Charlotte Perkins Gilman

Em Stock



Desconto: 10%
11,16 € 12,40 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Conto publicado no final do século XIX, O Papel de Parede Amarelo retrata a história semiautobiográfica de uma jovem mulher deprimida, recentemente mãe. O marido, John, por sinal médico, demonstra grande incapacidade para entender o que se passa com ela, em larga medida ele próprio preso nos perímetros culturais da época.

Na esperança de poder ajudá-la, John muda-se temporariamente com a mulher para uma outra casa, bonita, campestre, onde tentará recuperar a paciente com ar puro e repouso de qualquer tipo de trabalho. A mulher, sentindo-se presa, sem opções para a sua imaginação e criatividade - ademais num quarto com uma decoração que a incomoda - vai ficando cada vez mais longe da cura, cada vez mais perto da loucura.

Narrado na primeira pessoa, O Papel de Parede Amarelo é um dos mais importantes textos da literatura feminista americana, e global, entrando aprofundadamente nos sinuosos caminhos das perturbações mentais provocadas a mulheres que, afinal, são apenas impedidas de ser o que são.

Ler mais

Autor

Charlotte Perkins Gilman

Charlotte Perkins Gilman (1860-1935) foi uma importante escritora, feminista e activista social norte-americana. Em 1892 publicou o seu texto mais conhecido, a novela semiautobiográfica "The Yellow Paper", escrita após uma crise profunda de psicose pós-parto. Notabilizou-se através do ensaio "Women and Economics", publicado em 1898 e sucessivamente reeditado nos anos seguintes. Além de escrever romances, contos, ensaios, poesia e dramaturgia, fundou e dirigiu a revista "The Forerunner", publicada entre 1909 e 1916, integralmente composta por textos seus. Deixou uma vasta obra literária, que ainda hoje é objecto de inúmeros trabalhos académicos.

Ler mais