Partilhar

O Pão e a Culpa

Alberto Péssimo

Em Stock



Desconto: 10%
13,50 € 15,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Esta publicação é muito mais do que um catálogo, embora desempenhando também essa função. Os trabalhos reproduzidos foram expostos na Cooperativa Árvore entre setembro e outubro de 2023.

Tudo gira à volta do desenho: há desenhos de grande escala (na ordem dos 150x120 cm) e desenhos de circunstância, em pequena escala: em cadernos, em toalhas de restaurante, noutros suportes pouco usuais.

Os textos de Mário Bismarck (que foi curador da exposição), de Nuno Higino e de José Emídio ajudam a refletir sobre o desenho e a sua função no concerto das artes.

Alberto Péssimo é um desenhador de excelência e neste livro/catálogo se pode apreciar a sua arte de desenhar.

Ler mais

Autor

Alberto Péssimo

Alberto Péssimo [pseudónimo de Carlos Dias] nasceu na Ilha de Moçambique em 1953, em 1953, e aí viveu os primeiros oito anos de vida, os suficientes para alimentar memórias para o resto da vida.Quando pisou o chão da Benfeita, perto de Arganil, depressa se afeiçoou ao seu novo mundo. Aí fez a escola primária, transitando depois para Coimbra onde continuou estudos. Mais tarde, frequentou a Escola de Belas Artes do Porto, cidade que nunca mais abandonou.Fez a formação académica em pintura na E.S.B.A.P. Expõe regularmente, individual ecolectivamente desde 1977. Orientou diversos cursos de Teatro de bonecos e construção demáscaras na Cooperativa Fio de Ariana no Porto. Trabalhou como cenógrafo na RTP.Responsável pela cenografia e bonecos em programas infantis como “A Árvore dosPatafúrdios” e “Os Amigos de Gaspar”. Colaborou nos Cursos Livres de Pintura daCooperativa Árvore. Foi professor de Educação Visual no Colégio dos Órfãos, Porto. É um dos grandes pintores da sua geração.Carlos da Capela, com que assina os seus textos, de fino recorte aquiliniano, e AlbertoPéssimo, o grande pintor da sua geração (e não só), vão nascendo em cada nova obra. Os três (Carlos Dias, Carlos da Capela e Alberto Péssimo) acomodam-se o melhor que podem nas frágeis habitações da vida.


Ler mais