Partilhar

O Outro Exílio: a história fascinante de Fernão Lopes, da Ilha de Santa Helena e de um paraíso perdido

Abdul Rahman Azzam

2 dias


Desconto: 10%
16,65 € 18,50 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Escudeiro, católico, renegado, mercenário, muçulmano, isolado numa ilha, místico, exilado, ambientalista: quantas vidas teve Fernão Lopes?

Em 1506, Fernão Lopes - que viveu cerca de um século depois do célebre cronista seu homónimo - partia rumo à Índia em busca de honra e riqueza. Ali converteu-se ao Islão, casou com uma muçulmana, combateu contra os seus compatriotas, acabando por ser capturado e torturado em público por traição. Quando mais tarde regressava a Lisboa, decidiu abandonar o navio junto à costa da ilha de Santa Helena, tornando-se no seu primeiro e único habitante. As notícias de Fernão Lopes chegaram aos ouvidos do rei de Portugal, que ordenou que um navio o trouxesse à capital do reino. Ao chegar, causou tal impressão a D. João III, que lhe foi
concedida a possibilidade de realizar um desejo: foi então que pediu permissão para voltar a Santa Helena.

A história do escudeiro Fernão Lopes é um exemplo fascinante de como, quando tudo parece perdido, o que conta é aquilo que  somos. Simultaneamente um relato histórico e uma meditação sobre o isolamento e a solidão, este é um livro que aborda o tema da redenção num dos períodos mais negros da Europa e um testemunho da espantosa relação entre o homem e a natureza selvagem.

Ler mais

Autor

Abdul Rahman Azzam

Ler mais