Partilhar

Desconto: 10%
11,61 € 12,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O Novo Paladino é um livro de iniciação a passos mínimos, mas com aspirações planisféricas.
Trata-se de um conjunto de brevíssimas reflexões poéticas, tomando como ponto de partida (e também de chegada, quando não de puro trânsito) um lugar geográfico, ou talvez a fantasmática impressão de um lugar. 

Desde a estepe pôntica às ilhas polinésias, desde o fulgor mediterrânico
À lonjura da savana, desde a floresta equatorial aos fiordes do
Norte, são contemplados revérberos de todos os países do mundo,
Numa fixação caleidoscópica e deliberadamente errática. 

Misto de recordação de viagens efectivas e de prospecção de deslumbramentos imaginários ou por acontecer, esta colecção de fugacidades pretende, todavia, celebrar o atributo comum e perene de que comungam todos os lugares, culturas e existências: a vocação para a beleza.

Ler mais

Autor

A. Ferreira da Silva

Entre outras coisas, A. Ferreira da Silva interessa-se por ambas as modalidades a que o convívio com a Literatura se presta: a criativa e a teórica. Para além do trabalho de investigação académica que desenvolve em torno das literaturas ibéricas dos séculos XV a XVII, dedica-se igualmente à tradução, tendo obtido uma menção honrosa no âmbito do Prémio Vasco Graça Moura 2017, pela sua versão portuguesa das Rimas de Guido Cavalcanti. Em 2019 estreou-se na poesia, com os títulos Cancioneiro de D. Luís Gonzaga e O Novo Paladino (este último publicado pela Manufactura); em 2020 publicou O Último Verão, a sua primeira experiência no domínio da prosa ficcional; e em 2022 incorreu num pontual risco dramatúrgico, com O Purgatório de Namorados.

Cronologicamente, porém, Mortalidade Poética é ainda um primeiro livro, por reunir os seus textos mais antigos.


Ler mais