Partilhar

O Nascimento de uma Nação (Nas origens da literatura americana)

Mário Avelar

Poucos exemplares em stock



Desconto: 20%
16,15 € 20,19 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Como o subtítulo de O Nascimento de uma Nação indica, este livro centra-se nas origens da literatura americana. Apesar de ter atingido a independência política a 4 de Julho de 1776, e de só ter conhecido a sua independência cultural em meados do século seguinte, ainda durante o período colonial a América foi um espaço de encontro de múltiplas e, não raro, contraditórias identidades étnicas e culturais, portadoras de outras tantas tradições, estéticas (nomeadamente literárias) e visões do mundo.
Naquele espaço e naquele tempo de diversidade estética cimenta-se a heterogénea realidade literária americana contemporânea. É por isso forçoso recuar a esses espaços e a esse tempo e observar a diversidade que ali imperou. E essa diversidade começa com os autóctones: quando os primeiros colonos alcançaram o Novo Mundo foram confrontados com culturas ancestrais, portadoras de tradições narrativas orais que, mais tarde, seriam fixadas através da escrita.
Por seu turno, esses colonos tinham, também eles, origens distintas - católicos portugueses, espanhóis e franceses, protestantes anglo-saxónicos com sensibilidades próprias, etc. -, e transpuseram para a escrita, em múltiplos registos - narrativas de viagens ou historiográficas, epístolas, poemas, panfletos, autobiografias, e outros -, as suas percepções. Com a chegada dos escravos negros a expressão literária do tecido colonial ampliar-se-á definitivamente.
É esta diversidade que O Nascimento de uma Nação aborda. Através da exposição destas origens da literatura americana pretende-se iluminar a multifacetada identidade estética e literária da América que hoje conhecemos.

Ler mais

Autor

Mário Avelar

Ler mais