
Poderá gostar
Detalhes do Produto
- Editora: Temas e Debates
- Categorias:
- Ano: 2025
- ISBN: 9789896445393
- Número de páginas: 624
- Capa: Brochada
Sinopse
Estendendo-se da Idade do Bronze à Era da Exploração, este livro apresenta uma narrativa nova: a que reconstitui os milénios de encontros e trocas globais que construíram aquilo a que chamamos Ocidente, conforme as sociedades se conheciam, enredavam e, por vezes, se afastaram. Da criação do alfabeto por trabalhadores levantinos no Egito, que em terra estranha foram levados a escrever na sua língua pela primeira vez, à chegada de artigos indianos à Europa por intermédio do mundo árabe, Quinn demonstra que interpretar as sociedades como ilhas isoladas está desatualizada duzentos anos, além de estar comprovada e historicamente errado. O contacto e as conexões, e não as civilizações solitárias, impulsionam a mudança histórica. Não são os povos que fazem a história, mas as pessoas e as ligações que criam umas com as outras.
«Uma argumentação deslumbrante, arrebatadora e inovadora de uma historiadora preparada para causar polémica.»
Lucy Worsley, historiadora
«Ousado, muito bem escrito e repleto de ideias, este livro exige que desafiemos as visões tradicionais sobre o passado. Um feito extraordinário.»
Peter Frankopan, historiador, Universidade de Oxford
«Só Josephine Quinn poderia ter escrito um livro como este: um livro de tremenda erudição e curiosidade; um livro que nos ensina algo novo em quase todas as páginas.»
Merve Emre, autora e crítica literária