Poderá gostar
Detalhes do Produto
Sinopse
O livro que o vai fazer equacionar o sistema político nas democracias.
Para todos os que sabem que a política tem forte influência na sociedade em geral e na vida de cada um em particular.
Os ocidentais tendem a dividir o mundo político em democracias boas e regimes autoritários maus. Mas o modelo político chinês não se encaixa perfeitamente em nenhuma destas categorias. Ao longo das últimas três décadas, a China desenvolveu um sistema político cuja melhor descrição é «meritocracia política».
Em «O Modelo Chinês», o autor procura compreender os ideais e a realidade deste sistema político único. De que forma os ideais da meritocracia política definem os requisitos para a progressão (e regressão) na carreira política na China? Quais são as desvantagens da meritocracia política e como poderá a China evitá-las? Como pode a meritocracia política ser conjugada com a democracia? Neste livro oportuno e original, Daniel A. Bell responde a estas perguntas e muitas mais, analisando um sistema que se pode revelar a opção política mais importante do século XXI.
«Nos países ocidentais, seria normalmente considerado anátema questionar sequer o princípio "uma pessoa, um voto". Mas Daniel Bell faz isso mesmo. Com um espírito confuciano, defende veementemente a governação meritocrática e acredita que as democracias representativas não conseguirão resolver os nossos problemas mais graves. Há muito a aprender com este livro profundamente provocador.»
Mathias Risse, Harvard University
«Raramente um livro foi tão certeiro na sua análise, oportuno no seu tema e relevante no seu pensamento. [...] Este livro iluminante devia ser lido por todos os que se interessam pela China e pelo futuro das democracias ocidentais.»
Zheng Yongnian, director do East Asian Institute
Ler mais