Partilhar

Democracia - Linhagens e Configurações de Um Conceito Impuro

Rui Graça Feijó

Poucos exemplares em stock



Desconto: 10%
9,00 € 10,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Este livro força-nos reflectir sobre o que a Democracia é (e não é), propondo uma definição racional, e não um conjunto de boas intenções. 

Acompanhando uma panorâmica das raízes desta palavra, defende um conceito de Democracia que não se baseia nos benefícios materiais que dela podem advir, mas nos mecanismos sociais e institucionais que facilitem tal objectivo. Nesse sentido, a sua noção de Democracia é "um conceito formulado por pessoas reais para se adaptar ao mundo real, e não um que seja asséptico e válido para um mundo de anjos e santos". 

Por essa via incorpora no centro da definição as dimensões vertical e horizontal de responsabilidade política. Existe Democracia onde os governantes eleitos por períodos bem definidos respondem verticalmente perante quem os elegeu mas onde estão igualmente controlados horizontalmente por outros órgãos de soberania, "diferentes ramos do Estado que possuem capacidade para limitar o poder dos outros".

Ler mais

Autor

Rui Graça Feijó

(D.Phil Oxon, 1984) é Investigador associado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Desde 2004 tem acompanhado de perto a vida de Timor-Leste, onde viveu em 2005 e 2006, trabalhando como assessor da Presidência da República, tendo depois realizado numerosas visitas de estudo. Escreveu Timor-Leste: Paisagem Tropical com gente dentro (Lisboa, Campo da Comunicação, 2006) bem como numerosos artigos em revistas e capitulos em livros especializados. A sua investigação actual está centrada nas dinâmicas de poder a nível local, compreendendo tanto os sukus e aldeias como as projectadas novas instituições municipais.

Ler mais