Partilhar

O Mestre - Diálogo entre Pai e Filho sobre a Linguagem e a Descoberta da Verdade Interior de Santo Agostinho

Santo Agostinho

Indisponível


Desconto: 10%
9,00 € 10,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Recorrendo ao método socrático e partindo da reflexão sobre a essência e o objectivo da linguagem, Santo Agostinho demonstra, através da advertência permanente, a seu filho, Adeodato, que afinal não são as palavras do mestre que conduzem à verdade.
Segundo Santo Agostinho, a verdade reside no interior do homem. Deus, o verdadeiro Mestre, colocou essa verdade dentro de nós, iluminando a nossa mente. Esta luz, no entanto, não dispensa a necessidade da existência de um intelecto de base. Aliás, a razão para Santo Agostinho funciona como um coadjuvante à fé, esclarecendo e tornando inteligível aquilo que observamos

Ler mais

Autor

Santo Agostinho

SANTO AGOSTINHO nasceu em Tagaste (Numídia) em 354. Filho de pai pagão e mãe cristã, foi por esta educado no Cristianismo, que abandonou na juventude. Estudou gramática e literatura latinas. Dos 21 aos 29 anos, ensinou retórica em Cartago. Durante esta época, professou a filosofia maniqueia, contra a qual polemizaria, mais tarde, nas suas obras. Já em Milão, o convívio com Santo Ambrósio levou-o a converter-se ao Cristianismo (386). Nesta época, leu Plotino em versão latina. Em 388 voltou a África, sendo sucessivamente bispo auxiliar e titular de Hipona. Morreu em 430, enquanto os vândalos sitiavam Hipona, quando o Império Romano se destruía definitivamente.

Ler mais