Partilhar

«O Mais Sacana Possível»: A Revista Almanaque (1959-1961)

António Araújo

Em Stock



Desconto: 10%
21,52 € 23,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

«O mais sacana possível», assim era o programa da Almanaque, a mítica revista que Cardoso Pires lançou em finais de 1959, com uma equipa de luxo – Sttau

Monteiro, Alexandre O’Neil, Augusto Abelaira, Baptista-Bastos, Vasco Pulido Valente, José Cutileiro – e o grafismo ímpar de Sebastião Rodrigues, além da colaboração de todos os grandes nomes da cultura portuguesa do pós-guerra. Durou pouco, 18 números, e o que dela ficou, ao fim destes anos todos, é demasiado pouco para aquilo que a Almanaque representou à época em que viu a luz, com a sua desconcertante originalidade. Foi uma aventura efémera e inconsequente, sem dúvida, que este livro tenta recuperar e honrar, mas também uma pedrada no charco da tacanhez provinciana do Portugal-Salazar.

Ler mais

Autor

António Araújo

António M. F. Araújo é o diretor do Serviço de Oncologia Médica do Centro Hospitalar Universitário de Santo António e, desde janeiro de 2023, o diretor do Mestrado Integrado em Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar – Universidade do Porto. Em 2010, fundou a Pulmonale – Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro do Pulmão, que presidiu até 2017, sendo atualmente o presidente da Mesa da Assembleia Geral. Integra, desde 2013, o Conselho Nacional para a Oncologia e, entre 2017 e 2022, foi o presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos.

Foi distinguido com a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro, pelo município do Porto, em 2022. Depois de mais de 100 artigos científicos e capítulos de livros, como autor ou colaborador, É cancro. E agora?, escrito com Ana Rita Lopes, é o seu primeiro livro destinado ao grande público.


Ler mais