Neste livrinho recolhemos meia dúzia de contos populares do Porto que nunca tiveram a honra de serem apresentados desta forma. E para melhor entretenimento, podemos: ou olhar um velho mapa da cidade ou percorrer as ruas, quase todas ainda no mesmo sítio!
Metida entre as muralhas, estas construídas no tempo do rei Fernando, imaginámos a localização do que contamos. Daí que um passeio pela cidade, como disse, pelas suas ruas mais antigas, mais precisamente pelo seu centro histórico, vai permitir-nos dar largas à imaginação.
Ler mais
Fedra Santos
Fedra Santos, natural de Freamunde/Paços de Ferreira - Licenciou-se em Design de Comunicação/Arte Gráfica na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto. Desenvolve trabalho nas áreas de Design Gráfico, Ilustração, Web Design e Fotografia. Cativa as crianças através das suas personagens burlescas e com sentido de humor, imagens expressivas e interventivas que, segundo a ilustradora, são influência do lugar onde nasceu.
Ler mais José Viale Moutinho
José Viale Moutinho nasceu no Funchal, em 1945. Jornalista e escritor, tem várias obras editadas, algumas delas traduzidas nas mais diversas línguas, como o russo, búlgaro, castelhano, alemão, italiano, catalão, asturiano e galego. Estreou-se em 1968 com a novela Natureza Morta Iluminada. Foi diretor da Associação Portuguesa de Escritores, da Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia, do Círculo de Cultura Teatral e presidente da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto. É sócio do Pen Clube Português, da Academia de Letras de Campos de Jordão (Brasil) e membro honorário da Real Academia Galega. Autor de cerca de meia centena de livros para crianças, bem como de trabalhos nas áreas de investigação de Literatura Popular, da Guerra Civil de Espanha e da deportação espanhola nos campos de concentração nazis, bem como de estudos sobre Camilo e Trindade Coelho. Ficcionista e poeta, recebeu, entre outros: Grande Prémio do Conto Camilo Castelo Branco/ APE, Prémio Edmundo de Bettencourt de Conto e de Poesia, Prémios de Reportagem Kopke, Norberto Lopes/Casa da Imprensa de Lisboa e El Adelanto (Salamanca); Pedrón de Honra (Santiago de Compostela). Traduções em castelhano, galego, catalão, italiano, alemão, russo, esloveno, búlgaro, asturiano, entre outros idiomas.
Ler mais