Partilhar

O Ilustre Gaudissart seguido de A Bolsa

Honoré de Balzac

Em Stock


Desconto: 10%
9,81 € 10,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Balzac escreve duas novelas brilhantes sobre as aparências e a forma como estas regulam as nossas vidas.

Este volume contém duas das novelas mais emblemáticas do grande nome das letras francesas, Balzac: O Ilustre Gaudissart e A Bolsa. Publicadas originalmente de forma autónoma, faziam ambas parte da notável série de Balzac dedicada à Comédia Humana. Os dois textos confrontam-nos com duas variações sobre a leviandade humana e o modo como a aparência nos leva a julgar os outros. Enquanto em O Ilustre Gaudissart temos um caixeiro-viajante bastante ignorante, que, no entanto, por se vestir bem e frequentar os círculos certos, é muitas vezes levado a sério, em A Bolsa deparamo-nos com um jovem pintor que se divide entre a paixão por uma vizinha e os rumores que sobre ela circulam, numa narrativa que vai adensando uma série de dualidades emocionais. A dimensão ridícula do ser humano é posta a nu nestas duas ficções de Balzac exactamente na mesma medida em que a maldade humana é revelada nas obras de Dickens.

«Os seus livros causavam um impacto invulgar nas massas. Não só eram procurados e vendidos entre todas as camadas da população como trouxeram mudanças sociais e de comportamento à sociedade urbana francesa. [...] E eram surpreendentemente bem escritos.» Henri Carrière (autor de Papillon)

Ler mais

Autor

Honoré de Balzac

Honoré de Balzac (1799-1850), influente romancista e cronista da sociedade francesa do seu tempo, reuniu a maior parte da sua obra em vários volumes que intitulou «A Comédia Humana». «A Obra-prima desconhecida» integra a segunda parte desta imensa obra, os Estudos Filosóficos «onde estão descritas as devastações do pensamento, sentimento a sentimento». (Balzac, prefácio da obra «A Comédia Humana»). «A Obra-prima desconhecida» foi ao longo das últimas décadas, até aos nossos dias, objecto dos mais diversos estudos e interpretações.

Ler mais