Partilhar

O Homem Mais Rico do Mundo: as muitas vidas de Calouste Gulbenkian

Jonathan Conlin

Em Stock


Desconto: 10%
19,71 € 21,90 €

Sinopse

A história da vida complexa, múltipla e absolutamente fascinante do homem mais rico do mundo.

Calouste Sarkis Gulbenkian morreu em Lisboa em 1955, aos 86 anos. Era, então, o homem mais rico do mundo. Conhecido como o «Senhor Cinco por Cento» pela sua participação na primeira companhia petrolífera a extrair petróleo no Irão, a sua vida privada é tão elusiva e bizantina quanto a sua forma de negociar: as mulheres de que se fazia acompanhar, os negócios com Estaline, a forma como usava a sua mulher, a encantadora Nevarte, para aprofundar relacionamentos e alianças, a sua paixão por arte. Em Portugal e no mundo, o seu nome estará sempre associado ao mecenato e à maior e mais importante colecção privada de arte do país, exposta na Fundação Calouste Gulbenkian.
Mas a fortuna que acumulou ao longo da vida tinha origem nos negócios do petróleo e acordos de alto nível que mediou entre governos e barões do petróleo. Jonathan Conlin enfrenta, neste livro, o carácter quase mítico de Calouste Gulbenkian, escrutinando a vida e os negócios de um dos homens mais influentes do seu tempo.
Escrita com total acesso aos arquivos da Fundação Calouste Gulbenkian, esta é a biografia de um homem complexo, no aniversário dos 150 anos do seu nascimento

Ler mais

Autor

Jonathan Conlin

Jonathan Conlin é professor sénior de história moderna na Universidade de Southampton e conta com vários livros publicados na área de história e economia política. Publicou as biografias de Calouste Gulbenkian e Adam Smith.

Ler mais