Partilhar

O Chalet da Memória

Extra Coleção

Tony Judt

Em Stock


Desconto: 10%
17,01 € 18,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

«Já doente há uns meses, percebi que, durante a noite, escrevia histórias completas na minha cabeça. Não há dúvida de que procurava o esquecimento, e trocava a contagem de carneiros pela complexidade narrativa, com o mesmo efeito. Mas durante estes pequenos exercícios, percebi que estava a reconstruir – como se fosse um lego – segmentos entrelaçados do meu próprio passado que antes nunca pensara que estivessem relacionados. Em si mesmo, isto não era grande feito: os fluxos de consciência que me levavam de um motor a vapor para a minha aula de alemão, das linhas de autocarro de Londres cuidadosamente traçadas à história do planeamento urbano do período entre guerras – eram suficientemente fáceis de lavrar e, por isso, seguiam em todo o tipo de direções interessantes. Mas como conseguiria eu recuperar no dia seguinte esses sulcos meio enterrados?»
Tony Judt

“O Tony foi um lutador e combateu a sua doença com toda a força e determinação. ‘Mas o inferno não é uma experiência transmissível’, disse. Então o melhor é falar de outras coisas: amigos, bêtes noires, política, livros.”
Timothy Garton Ash – The New York Review of Books

“Este ensaio combina uma estrutura formal elegante com uma flexibilidade emocionante de conteúdo.”
Jane Shilling – The Telegraph


Recortes de Imprensa:

"Um livro de memórias, escrito em sofrimento, mas cujo sabor principal é a felicidade" - Luís M. Faria - Expresso
"Um documento extraordinário sobre a vida e a morte" - Fernando Sobral - Sábado

Leia gratuitamente o ensaio "A Noite":

Ler mais

Autor

Tony Judt

TONY JUDT (1948-2010) nasceu em Londres e fez os seus estudos em Cambridge, nos Estados Unidos da América e na École Normale Supérieure em França. Leccionou História em Cambridge, Oxford e na Universidade de Berkeley e mais tarde Estudos Europeus na Universidade de Nova Iorque, tendo sido ainda fundador e director do Remarque Institute na mesma universidade. Autor de várias obras publicadas, contribuiu também regularmente para a New York Review of Books, Times Literary Supplement, The New Republic e outras publicações.

Ler mais