Partilhar

Desconto: 20%
11,16 € 13,95 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O que se espera de uma relação de amizade? Lealdade, constância, partilha, ensinamentos que nos ajudem a sermos melhores. Assim é a relação do rapaz, protagonista desta história, com o seu cavalo. Começam por ser bons companheiros e acabam por ser tão profundamente amigos que a memória do narrador não consegue dissipar as impressões que este lhe deixou. O texto de Urbano Tavares Rodrigues tem a delicadeza e vigor necessários para conceder a esta história uma beleza e dignidade imperturbáveis. O Alentejo como pano de fundo. Os episódios mais marcantes da passagem da infância para a juventude. Liberdade, coragem, fraternidade, orgulho, compaixão. Os grandes temas do texto foram traduzidos em aguarelas por Raffaello Bergonse.   Urbano Tavares Rodrigues (1923-2013) é um dos grandes escritores da língua portuguesa, não apenas o grande escritor do Alentejo, das suas gentes e das suas paisagens, mas também o romancista e contista de Lisboa e de outras atmosferas cosmopolitas que, como jornalista e professor universitário, bem conheceu, viajando por todo o mundo. Catedrático jubilado da Faculdade de Letras de Lisboa, membro da Academia das Ciências (Secção de Letras), tem uma vasta obra literária e ensaística traduzida em inúmeros idiomas. Obteve diversos e prestigiados prémios, entre eles o de Vida Literária da Associação Portuguesa de Escritores, o Prémio Fernando Namora e o Ricardo Malheiros da Academia das Ciências.


Ler mais

Autor

Urbano Tavares Rodrigues

Urbano Tavares Rodrigues não é apenas o grande escritor do Alentejo, das suas gentes e das suas paisagens, é também o romancista e contista de Lisboa e de outras atmosferas cosmopolitas que, como jornalista e professor universitário, bem conheceu, viajando por todo o mundo.
Catedrático jubilado da Faculdade de Letras de Lisboa, membro da Academia das Ciências, tem uma obra literária e estatística muito vasta e traduzida em inúmeros idiomas, do francês e do espanhol ao russo e ao chinês. Obteve diversos prémios, entre eles o de Vida Literária da Associação Portuguesa de Escritores, o prémio Fernando Namora, o Ricardo Malheiros da Academia das Ciências, etc.
De entre os seus maiores êxitos de crítica e de público, lembramos A Noite Roxa, Bastardos do Sol, Os Insubmissos, Imitação da Felicidade, Fuga Imóvel, Violeta e a Noite, O Supremo Interdito, Nunca Diremos Quem Sois e A Estação Dourada
Urbano Tavares Rodrigues, que foi afastado do ensino universitário durante as ditaduras de Salazar e Caetano, participou ativamente na resistência e foi preso e encarcerado por várias vezes nos anos sessenta. 
Faleceu no dia 9 de agosto de 2013, em Lisboa. 


Ler mais