Partilhar

O Código da Vida

Walter Isaacson

Em Stock



Desconto: 10%
28,94 € 32,15 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Em 2020, Jennifer Doudna recebeu, com Emmanuelle Charpentier, o Prémio Nobel da Química pela identificação da CRISPR-Cas9, uma ferramenta de edição do ADN que permite tratar doenças graves ou combater vírus - foi esta descoberta revolucionária que facilitou o desenvolvimento das vacinas contra a covid-19. Contudo, abre caminho para um mundo por explorar: em breve, poderemos escolher a altura ou a cor dos olhos de uma criança. Mas será correto fazê-lo? No que respeita à edição genética, onde se traça o limite? E quem deve traçá-lo?

Na vanguarda deste debate incontornável, está a comunidade científica, pautada pela colaboração e competição amigável na concretização de um objetivo comum, por rivalidades declaradas ou, na sua versão mais rara e perigosa, pela transgressão de limites que não devem ser ultrapassados, sob risco de alterar irreversivelmente a espécie humana.

Com colaboração da própria Doudna, Isaacson escreveu a biografia empolgante de «uma heroína do nosso tempo» (The New York Times), uma voz criativa, ponderada e empenhada em refletir sobre os desafios éticos associados à descoberta da CRISPR-Cas9, cujas consequências poderão ser disruptoras e imprevisíveis.

«Empolgante.»

The Times

«O Código da Vida é extremamente acessível a leigos. E isso é importantíssimo, porque as questões éticas associadas à utilização das CRISPR são pouco claras. [...] Tal como acontece com a inteligência artificial, o reconhecimento facial e outras tecnologias digitais, o público deve exercer um papel empenhado em traçar as diretrizes éticas.»

Bill Gates

«Este livro brilhante é uma leitura absolutamente necessária para a nossa era.»

Siddhartha Mukherjee, médico e vencedor do Prémio Pulitzer

«Quer seja bioquímica arcana ou os meandros das patentes, Isaacson explica tudo com a sua habitual prosa lúcida: é enérgico, envolvente e até divertido. O leitor fica com uma compreensão mais profunda da ciência e de como é desenvolvida.»

The Washington Post

«Habilmente escrito, transmitindo a história das CRISPR, toca também temas mais latos: a natureza da descoberta, o desenvolvimento da biotecnologia e o equilíbrio ténue entre competição e colaboração, que motiva grande parte dos cientistas.»

New York Review of Books

«Um livro essencial sobre o próximo grande acontecimento científico - e mais uma biografia de alta qualidade por parte de Isaacson.»

Kirkus Reviews


Ler mais

Amostra

Autor

Walter Isaacson

Walter Isaacson é professor de História na Universidade de Tulane, Nova Orleães, e foi presidente e CEO do Instituto Aspen, uma organização internacional sem fins lucrativos criada para promover a liderança e o diálogo em assuntos contemporâneos. Foi também presidente do Conselho de Administração e CEO da CNN e editor da Time, onde mantém atualmente uma coluna de opinião. Escreveu as biografias Einstein: O Homem para Além da Mente (Ed. Casa das Letras, 2017), Benjamin Franklin: An American Life, Steve Jobs (Ed. Objectiva, 2011), que foi um fenómeno de vendas, e Leonardo da Vinci (Ed. Porto Editora, 2019). Em 2023, foi-lhe atribuída a Medalha Nacional de Humanidades, pelo presidente norte-americano.

Ler mais