Partilhar

O Bode Expiatório

René Girard


Versão em Ebook

Ebook Vitalsource
Ebook em formato adaptável a todos os dispositivos.
Acesso online e offline permanente à sua Biblioteca de Ebooks

Saiba mais



Desconto: 10%
16,19 € 17,99 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Em O Bode Expiatório, René Girard, um dos críticos mais profundos e originais do nosso tempo, prossegue a sua reflexão sobre o «mecanismo sacrificial», ao qual devemos, do ponto de vista antropológico, a civilização e a religião, e, do ponto de vista histórico e psicológico, os fenómenos de violência coletiva de que o século XX foi a suprema testemunha e que mesmo hoje ameaçam a coabitação dos humanos sobre a Terra.

Ao aplicar a sua abordagem a «textos persecutórios», documentos que relatam o fenómeno da violência coletiva da perspetiva do perseguidor tais como o Julgamento do Rei de Navarra, do poeta medieval Gillaume de Machaut, que culpa os judeus pela Peste Negra, Girard descobriu que estes apresentam surpreendentes semelhanças estruturais com os mitos, o que o leva a concluir que por trás de cada mito se esconde um episódio real de perseguição.

A arrojada hipótese girardiana da reposição da harmonia social, interrompida por surtos de violência generalizada, através da expiação de um bode expiatório constitui uma poderosa e coerente teoria da história e da cultura.

Ler mais

Autor

René Girard

René Girard (1923–2015) foi um historiador, filósofo e crítico literário francês. Nasceu em Avignon, onde o pai era curador do Museu Calvet e do Palácio dos Papas, e formou-se em História Medieval na École des Chartes. Em 1947, partiu para os Estados Unidos da América, onde fez carreira como professor universitário de Literatura Comparada. Na Universidade de Indiana, obteve, em 1951, o doutoramento em História. Deu aulas de literatura nessa universidade, seguindo-se, depois de passar pelo Bryn Mawr College e pelas universidades de Duke e Buffalo, uma estadia prolongada na Universidade Johns Hopkins e na Universidade de Stanford, onde terminou a sua carreira como Professor Emérito. Foi nomeado Cavaleiro da Ordem Nacional da Legião de Honra, Comendador da Ordem das Artes e das Letras e eleito membro da Academia Francesa. Morreu em Stanford, a 4 de Novembro de 2015.

Ler mais