Partilhar

Aquele por Quem o Escândalo Chega

René Girard

Em Stock



Desconto: 10%
13,50 € 15,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A violência parece estar num processo de escalada que faz lembrar a propagação de um incêndio ou de uma epidemia. Faltam palavras para dizer ou descrever a espiral de violência que ameaça submergir-nos.

Em Aquele por Quem o Escândalo Chega, em três ensaios inéditos, o autor expõe a sua teoria da violência mimética, ou seja, a teoria que põe o desejo do que o outro possui (desejo mimético) no centro das relações humanas. Só a consciência desse desejo nos permite compreender a vertigem com que se confrontam as nossas sociedades.

Réne Girard afirma que a violência não é nem política nem biológica e que ao ignorarmos os mecanismos de imitação, impedimo-nos de compreender os perigos que nos ameaçam. Esta reflexão leva-o a insurgir-se contra o relativismo das ciências humanas e sociais que mina o pensamento contemporâneo e fá-lo retomar a contribuição decisiva da antropologia cristã, expondo os pontos que o ligam ou que o opõem a Claude Lévi-Strauss. Ao mesmo tempo, revela as grandes linhas da sua obra: o darwinismo revisitado e a antropologia resolutamente correlacionada com a teologia.

Tudo isto faz deste livro uma verdadeira introdução a um dos grandes pensadores do nosso tempo.


Ler mais

Autor

René Girard

René Girard (1923–2015) foi um historiador, filósofo e crítico literário francês. Nasceu em Avignon, onde o pai era curador do Museu Calvet e do Palácio dos Papas, e formou-se em História Medieval na École des Chartes. Em 1947, partiu para os Estados Unidos da América, onde fez carreira como professor universitário de Literatura Comparada. Na Universidade de Indiana, obteve, em 1951, o doutoramento em História. Deu aulas de literatura nessa universidade, seguindo-se, depois de passar pelo Bryn Mawr College e pelas universidades de Duke e Buffalo, uma estadia prolongada na Universidade Johns Hopkins e na Universidade de Stanford, onde terminou a sua carreira como Professor Emérito. Foi nomeado Cavaleiro da Ordem Nacional da Legião de Honra, Comendador da Ordem das Artes e das Letras e eleito membro da Academia Francesa. Morreu em Stanford, a 4 de Novembro de 2015.

Ler mais