Partilhar

Desconto: 10%
14,31 € 15,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Como se editam os telejornais das 20h nas três grandes estações de televisão em Portugal?

Adelino Gomes acedeu, entre 2007 e 2010, aos bastidores dos telejornais da RTP1, da SIC e da TVI e registou as suas observações com enorme precisão e acutilância. Neste livro reproduzem-se partes significativas do seu diário de campo: frases, depoimentos, decisões que vão marcando o quotidiano das redacções e que nos mostram a maneira como de facto se editam os telejornais. Como se faz de um acontecimento uma notícia, o que fica de lado e porquê, como se decidem os alinhamentos e os intervalos...

Critérios editoriais de interesse público, independência dos jornalistas, investigação crítica? O leitor perceberá que, mesmo com estes tópicos presentes, a edição dos telejornais gira, sempre, em torno da guerra pelas audiências e de uma concorrência que, na hora da verdade (a emissão em directo do telejornal), se impõem sobre tudo.

Se isto não surpreende um telespectador crítico, o facto de passar incólume nos crivos da crítica interna, em particular nas conferências de redacção, constituiu uma revelação. E pior: prevalece também no operador público, que aliás é aquele que mais se afasta de uma cultura de crítica quotidiana do trabalho editorial.

Ler mais

Autor

Adelino Gomes

Ler mais