Partilhar

Desconto: 61%
15,00 € 38,40 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O serviço público de televisão desempenha um papel de indiscutível importância, cultural, social, económica e mesmo política.
Embora seja doutrinariamente inquestionável a existência de um modelo europeu, a sua criação, bem como o seu desenvolvimento, seguiriam modelos diversos, bem evidentes caso se analisem comparativamente as experiências dos operadores dos diferentes países europeus.
O objectivo deste estudo consiste em encontrar os traços caracterizadores essenciais da especificidade portuguesa no quadro desse modelo europeu.
Deste modo, são detalhadamente descritas as épocas marcantes do desenvolvimento da RTP - a sua fundação, o fim do monopólio com a consequente era da concorrência e a era digital -, bem como os traços essenciais dos seus modelos de governação e de financiamento.

Índice

Parte I
As três fases do serviço público de televisão em Portugal

A era do monopólio
O fim do monopólio e a era da concorrência
A transição para a era digital

Parte II
Os modelos de governação e de financiamento dos operadores de serviço público e a especificidade portuguesa

Os modelos de governação
Os modelos de financiamento


Recensões:
• RTP - «As Escolha de Marcelo Rebelo de sousa»

Ler mais

Autor

Alberto Arons de Carvalho

Alberto Arons de Carvalho é professor universitário desde 1981.Foi jornalista, deputado à Assembleia da República, Secretário de Estado da Comunicação Social, membro de órgãos reguladores da Comunicação Social e vice presidente da ERC. É membro do Conselho Geral Independente da RTP desde 2020. É autor e coautor de vários livros sobre temas de comunicação social


Ler mais