Partilhar

Normalidade: Seis apontamentos sobre uma integridade maltratada

Carlos Leone

Em Stock


Desconto: 10%
13,50 € 15,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Normalidade é um ensaio escrito de Março a Junho de 2020 a partir de notas para um encontro universitário, entretanto adiado. Articula aspectos daquilo que constitui a normalidade, sem oferecer nenhuma conclusão ao leitor, por a normalidade não ser um tema encerrado, sistematizado. O livro é prefaciado por Nuno Garoupa.

O argumento centra-se no estatuto habitual do conceito de normalidade (algo em que não se pensa) e nos pontos de contacto entre diferentes normalidades (sem pretender esgotar o campo do que é tido por normal): a primazia da economia na decisão política, a prevalência das imagens na comunicação, o desinteresse pela integridade da coisa pública, em geral.

No conjunto, defende-se que a pandemia, que fez com que tanto se desejasse o regresso ao ‘normal’, é um tipo de evento perturbador que se deve repetir no futuro (nesta forma ou em variantes) e que a normalidade vai adaptar-se a isso. Desse modo, contudo, o sentimento pessoal e social de incerteza vai manifestar-se mais e a importância da incerteza como conceito também merece ser reavaliada.


Ler mais

Autor

Carlos Leone

Ler mais