Partilhar

Noli me Tangere

José Rizal

Em Stock



Desconto: 10%
14,36 € 15,95 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Noli me Tangere foi o grande catalisador da revolução filipina pela independência. Um romance apaixonante sobre a luta pela liberdade de um povo.

«O povo não se queixa porque não tem voz, não se mexe porque caiu na letargia, e o senhor diz que não sofre porque não viu como lhe sangra o coração.»

Considerado uma das primeiras manifestações artísticas da resistência asiática ao colonialismo europeu, Noli Me Tangere, o romance revolucionário fundador da identidade filipina, conta-nos a história de amor apaixonante entre Crisóstomo Ibarra, um jovem estudante acabado de regressar da metrópole, filho de um comerciante assassinado por razões políticas, e María Clara, filha de um amigo de família, cujo destino será interrompido por um terrível segredo.

Frequentemente apontado como o grande catalisador da insurreição popular filipina contra o seu ocupante ibérico, o polímato e ativista José Rizal denuncia com minúcia e realismo a corrupção e os abusos de poder do governo espanhol e da Igreja católica na sociedade colonial filipina do século XIX, através de um enredo intemporal que inspirou um povo a clamar por liberdade.


Ler mais

Amostra

Autor

José Rizal

José Rizal nasceu em Calamba, na ilha de Luzón (Filipinas) a 19 de junho de 1861. Após formar-se em Medicina, partiu para Espanha, onde obteve diversos graus académicos, tanto em Medicina como em Filosofia e Artes, e onde liderou um movimento de estudantes filipinos que defendia a necessidade de reformas sociais, políticas no arquipélago. As suas posições reformistas em defesa da liberdade, da educação e dos direitos cívicos e o seu envolvimento no crescente movimento nacionalista filipino suscitaram a hostilidade das autoridades coloniais espanholas. Rizal foi preso e julgado em tribunal militar, sob acusação de rebelião, sedição e conspiração e condenado à morte por fuzilamento na manhã de 30 de dezembro de 1896. Noli me Tangere é o seu primeiro romance, onde expõe o atraso económico e cultural e a injustiça política e social do povo filipino sob o regime colonial espanhol. Inspirou o movimento filipino pela independência. Encontra-se traduzido em várias línguas e é, hoje, leitura obrigatória no ensino oficial nas Filipinas.

Ler mais