Partilhar

Desconto: 10%
30,60 € 34,00 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

Rita Taborda Duarte Nasceu em Lisboa, um ano (menos um dia) antes do 25 de Abril: Sempre! Poeta, crítica literária, professora, tem cerca de uma vintena de obras editadas, entre poesia e literatura para a infância. Publicou o seu primeiro livro de poemas, Poética Breve, em 1998, a que se seguiram Na Estranha Casa de Um Outro (2006) e Dos Sentidos das Coisas (2007) (escritos ao abrigo de uma bolsa de criação literária, da DGLAB), Elogio de Outono (plaquette, 2014), Roturas e Ligamentos (2015) e As Orelhas de Karenin (2019), finalista dos prémios SPA 2020 e Casino da Póvoa Correntes de Escrita.

Não Desfazendo reúne os seus vinte e cinco anos de poesia e inclui um livro inédito: Uma Pedra na Boca. No decurso dos seus poemas, «a linguagem, contra toda a verosimilhança, perde peso, gravidade e circula livremente no ar, permitindo uma outra geometria e geografia [e] inversão das Coordenadas (e hierarquias) de orientação no espaço (fazendo com que se possa dizer que, “afeiçoad[os] à mão/ e com o impulso certo”, sabe-se de poemas que “subiam mais alto ainda que muitos pássaros”» [do posfácio de Fernando Guerreiro].


Ler mais

Autor

Rita Taborda Duarte

Rita Taborda Duarte nasceu em 1973. Docente do ensino superior (Escola Superior de Comunicação Social) é, desde 2011, membro da Comissão de Leitura da Fundação Calouste Gulbenkian. Escreve regularmente em diversas publicações, como o site Rol de Livros (FCG), ou a revista Colóquio-Letras e tem integrado júris de prémios para originais de literatura infanto-juvenil. Em 2003, vence o prémio Branquinho da Fonseca Expresso-Gulbenkian , com o livro A Verdadeira História da Alice. A partir daí, tem escrito com regularidade para crianças e jovens, contando com uma dezena de obras publicadas, muitas delas incluídas no Plano Nacional de Leitura.

Ler mais