Partilhar

Desconto: 20%
8,80 € 11,00 €

Sinopse

Esta obra magistral de Fernando Pessoa faz-nos percorrer a História de Portugal, recordando a glória do Quinto Império, Portugal de fortuna e conquista.
Fala-nos sobre o “Imperador da Língua Portuguesa”, Padre António Vieira, e de todas as personagens que marcaram a nossa História.
Nesta obra o “eu lírico” acaba por resultar em toda a nação portuguesa ou, bem entendido, na alma dos portugueses, enfatizando-se a personagem mítica de D. Sebastião.
Este soberbo poema de Pessoa reflecte sobre o passado português como forma de construção de um futuro mais promissor e esperançado para o país. Um texto simbólico, histórico, que integra os programas curriculares de Ensino Secundário.

“Ó mar salgado, quanto do teu sal/ São lágrimas de Portugal!/ Por te cruzarmos, quantas mães choraram,/ Quantos filhos em vão rezaram!/ Quantas noivas ficaram por casar/ Para que fosses nosso, ó mar!//Valeu apena? Tudo vale a pena/ Se a alma não é pequena./ Quem quer passar além do Bojador/ Tem que passar além da dor./ Deus ao mar perigo e o abismo deu,/ Mas nele é que espelhou o céu.”

Ler mais

Autor

Fernando Pessoa

Ler mais