Partilhar

Desconto: 10%
11,61 € 12,90 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

José Alexandre Gusmão resolveu participar num concurso literário, então ainda promovido pela Administração Portuguesa, através do Centro de Informação e Turismo. Sob o tema “Cultura é a Liberdade do Povo”, a iniciativa tinha como objetivos a “afirmação de uma autêntica cultura timorense” e “contribuir para o estudo e publicação da História de Timor”. Lançado a 24 de fevereiro de 1975, o concurso teria os seus resultados publicados a 22 de Abril do mesmo ano, apresentando José Alexandre Gusmão como “Primeiro Prémio do Concurso Literário de 1975 do Centro de Turismo”, com o seu poema Mauberíadas.

“Ensaio poético de José Alexandre Gusmão, um filho da terra que sente, que vive e que exprime a odisseia de um povo de que ele é parte, o Povo Timor agora às portas de uma era que ficará marcada na História pela transformação de que o mesmo Povo será capaz.”

excerto da apresentação do poema vencedor Mauberíadas,

no jornal “A Voz de Timor”, a 17 de maio de 1975


Ler mais

Autor

Kay Rala Xanana Gusmão

Kay Rala Xanana Gusmão foi Presidente de Timor-Leste de 2002 a 2007. Após deixar a Presidência foi eleito Presidente do partido político o CNRT - Congresso Nacional para a Reconstrução de Timor-Leste. Nas eleições legislativas seguintes, o CNRT formou uma aliança com três outros partidos políticos, o PD (Partido Democrático) e a Coligação ASDT-PSD, tendo essa aliança passado a chamar-se AMP (Aliança da Maioria Parlamentar). Em agosto de 2007, o Presidente da República, Dr. José Ramos-Horta convidou oficialmente a AMP a formar o próximo Governo, com Xanana Gusmão como o Primeiro-Ministro. Atualmente desempenha as funções de Primeiro-Ministro e Ministro da Defesa e Segurança da República Democrática de Timor-Leste.

Ler mais