Partilhar

Marquês de Sá da Bandeira : o homem, o militar e o político

João Vieira Borges

Temporariamente Indisponível



Desconto: 10%
18,00 € 20,00 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

A Academia Militar tem como Patrono o Marquês de Sá da Bandeira, de seu nome Bernardo de Sá Nogueira de Figueiredo (1795-1876), personalidade incontornável da História do século XIX português, enquanto homem, militar e político.
Bernardo de Sá Nogueira foi aluno da Academia Real de Fortificação, Artilharia e Desenho (ARFAD) e, seria mais tarde, em 12 de janeiro de 1837, o reformista desta mesma Academia, a qual viria a denominar-se como Escola do Exército, sendo seu Diretor e Comandante, desde 8 de agosto de 1851 até à data da sua morte, a 6 de janeiro de 1876.
Muito se escreveu e escreve sobre Bernardo de Sá Nogueira, no entanto, é na Academia Militar que a sua figura é homenageada anualmente, a 6 de janeiro, na romagem ao seu túmulo, em Santarém, e a 12 de janeiro, data da reestruturação da ARFAD em Escola do Exército (nas cerimónias do Dia da Academia Militar, em Lisboa, no Paço da Rainha).
Independentemente da Academia Militar (AM) remontar, como escola superior de formação de oficiais, à ARFAD, criada por D. Maria I, a 2 de janeiro de 1790, a figura do Marquês de Sá da Bandeira, enquanto aluno dessa Academia, continua a ser a referência ímpar de homem, de militar e de político para os oficiais do Exército (e, desde 1991, da GNR) formados na AM. 

Do Prefácio por João Vieira Borges

Ler mais

Autor

João Vieira Borges

É Major-General do Exército e desempenha as funções de Presidente da Comissão Portuguesa de História Militar e de coordenador do observatório de Segurança e Defesa da SEDES. É doutorado em Ciências Sociais pela Universidade dos Açores, mestre em Estratégia pelo ISCSP e mestre e licenciado em Ciências Militares pela Academia Militar. Serviu como Comandante da Academia Militar (2016/20) e como presidente (e fundador) da Cátedra Bernardo Sá Nogueira, depois de ter sido 2.º comandante, diretor de ensino, chefe de departamento, vicepresidente (e fundador) do CINAMIL e professor. Foi comandante de unidades de escalão Pelotão, Companhia, Batalhão e Regimento (RAAA1, 2006/08), oficial de Estado-Maior no Estado-Maior do Exército, delegado da Artilharia Antiaérea na NATO, presidente do conselho da Arma de Artilharia, diretor da Revista de Artilharia e assessor de estudos e editor no Instituto da Defesa Nacional. Foi agraciado com vária

Ler mais