Partilhar

15,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A madeira é, sem dúvida, um material notável. Reconhecidamente versátil, é adequada para múltiplas realizações. Proporciona ambientes agradáveis e acolhedores, com soluções de construção de simples ou em grandes estruturas, de dimensões e formas arrojadas. 

Porém, o meio técnico depara-se ainda hoje com frequentes dificuldades, face a um material tido como tradicional, mas que na prática desconhece. Acresce que, ao longo dos anos cresceu significativamente a diversidade dos produtos de madeira disponíveis no mercado, que importa selecionar e aplicar de forma adequada. 

As técnicas de ligação, fundamentais em termos da segurança, durabilidade e estética das estruturas de madeira, representam frequentemente o ponto crítico das realizações com este material. No entanto, apesar de dispormos de ligadores mecânicos e técnicas de ligação de grande eficiência e versatilidade, as ligações são ainda muitas vezes mal resolvidas em obra por desconhecimento de opções acertadas. 

Hoje sabemos em que condições a madeira deve ser aplicada e de que modo podemos protegê-la para prolongar a sua vida útil. A grande maioria das espécies com interesse comercial foi caracterizada de forma objetiva no que respeita à sua durabilidade e essa informação está disponível. Além disso, tem-se registado uma significativa evolução quanto à filosofia de proteção da madeira e aos métodos correntes de preservação e tratamento, no sentido de uma abordagem menos agressiva para o ambiente e menos tóxica para o homem. 

Também no que diz respeito ao dimensionamento de estruturas, dispomos atualmente de um extenso conjunto normativo e de regras de cálculo que nos permitem tratar a madeira a par de outros materiais de construção modernos. 

Este livro traz-nos informação, experiências e perspetivas sobre este nobre material.


Ler mais

Autor

Paulo Pereira de Almeida

Nasce em Lisboa e, concluído o Liceu, ruma à Califórnia, onde se licencia em Arquitectura em 1988, pela University of California Berkeley. Depois de uma especialização em Estruturas de Madeira, colaborações em ateliers do norte da Califórnia e um período de produção liberal, regressa à Capital. Frequenta o Curso de Mestrado em Habitação na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa e ingressa nessa instituição como assistente no Departamento de Tecnologias da Arquitetura onde, em 2000, realiza Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica. Em 2009 termina na mesma instituição o doutoramento em Arquitetura, na especialidade de Tecnologias da Arquitetura, sobre a temática de Construção de Madeira, tema da sua paixão e de influência Americana. Atualmente é responsável por algumas das Unidades Curriculares oferecidas pelo Departamento de Tecnologias da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, nomeadamente a construção de Madeira. É coordenador do grupo de investigação OBATI - Observatório da Arquitetura, Tecnologia e Inovação, que está integrado no Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design (CIAUD) da FA-ULisboa. Durante o seu percurso profissional e académico é distinguido com vários prémios de arquitetura pelo American Institute of Architects e, em 2014, recebe o Prémio “Melhor Professor do Ano”, atribuído pela Associação de Estudantes da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, por voto dos estudantes. Quando o tempo o permite, gosta de passear de mota pela Europa.

Ler mais