Partilhar

Desconto: 20%
22,24 € 27,80 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Apesar da tendência atual para uma incorporação gradual de elementos jurisprudenciais nos currículos universitários dos direitos romano-germânicos - uma evolução que se deve, quer a razões teóricas que se prendem com a crise do paradigma mecânico ou subsuntivo da decisão judicial, quer a razões de ordem prática relativas à importância crescente da jurisprudência como fonte de direito -, o ensino do direito baseado nas decisões dos tribunais superiores não tem grande tradição em Portugal.

A criação da cadeira de Método do Caso, no ano letivo de 2012/13, traduziu-se numa inovação pedagógica de grande alcance. As virtudes desta disciplina, amplamente confirmadas pela experiência dos últimos anos, conduzem à apreensão de conteúdos baseada na persuasão racional em vez da autoridade, ao desenvolvimento de competência analítica de recorte fino, à adoção de uma atitude crítica e argumentativa perante o direito, à noção da complexidade da vida em confronto com as pretensões homogeneizadoras e generalizadoras das grandes teorias, e ainda à abertura do jurista para uma parcela relevante do «direito real» ou «direito em acção».

Ler mais

Autor(es)

Gonçalo Almeida Ribeiro

Professor Auxiliar da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa e Juiz Conselheiro do Tribunal Constitucional.

Ler mais

Patrícia Fragoso Martins

Professora Auxiliar da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa e Adjunta do Gabinete da Provedora de Justiça para as relações internacionais e direitos humanos.

Ler mais

Rendas, Tito

Tito Rendas é Professor Auxiliar Convidado da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa e Coordenador da área de Propriedade Intelectual da CCA Law Firm.

Ler mais