Partilhar

M - Mussolini - O Homem da Providência

Antonio Scurati

Em Stock



Desconto: 10%
24,75 € 27,50 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Nos primeiros dias de 1925, Benito Mussolini, o jovem presidente do Conselho italiano, tomba inconsciente no seu apartamento. O homem de camisa negra, botas de cano alto e pose altiva, que se prepara para controlar totalmente a vida pública italiana, encontra-se às portas da morte. É esta a cena inicial do segundo volume da epopeia do chefe fascista relatada por Antonio Scurati. M – O Homem da Providência começa onde M – O Filho do Século termina: em 1925, quando Mussolini planeia o passo seguinte do seu projeto de poder absoluto: fundir o seu nome com o do próprio país.
O caminho até à ditadura totalitária não será fácil. O Duce terá de enfrentar duras batalhas parlamentares, lutas internas do Partido, a ameaça de uma revolução e uma vida pessoal turbulenta. Quer conquistar território em África, sofre tentativas de assassinato, aproxima-se do crescentemente popular Adolf Hitler. O seu ego é desmedido, a sua ambição é megalómana, a sua vontade é de ferro, os inimigos são poderosos e em número incontável. Mas nada parece detê-lo. Não há que olhar para trás – durante a década de 1930, o futuro é promissor para este revolucionário nacionalista.
Em M – O Homem da Providência Antonio Scurati levanta o manto do esquecimento que pousara sobre pessoas e factos de importância capital e cruza de forma ousada narrações e fontes da época. Termina em 1932, o décimo aniversário da revolução: quando Mussolini ergue o impressionante santuário de mártires fascistas, que, ao mesmo tempo que pretende honrar o luto passado, parece pressagiar a tragédia futura.

Ler mais

Autor

Antonio Scurati

Antonio Scurati nasceu em Nápoles em 1969. Licenciado em Filosofia pela Universidade de Milão, completou a sua formação com uma pós-graduação na Escola de Estudos Superiores de Ciências Sociais de Paris e um doutoramento em Teoria e Análise de Texto na Universidade de Bérgamo. Professor e investigador nessa universidade, coordena o Centro de Estudos de Linguagem de Guerra e de Violência. Desde 2008, é professor associado na Universidade Livre de Línguas e Comunicação de Milão (IULM), com trabalho desenvolvido no Laboratório de Escrita Criativa e no Laboratório de Oralidade e Retórica. É um dos autores italianos mais reputados da sua geração, tendo ganhado, entre outros, o importante Prémio Strega, em 2019, pela autoria de M – O Filho do Século.

Ler mais