Partilhar

M – Mussolini - A Hora do Destino

Antonio Scurati

Em Stock



Desconto: 10%
25,11 € 27,90 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

Em M – A Hora do Destino, Antonio Scurati pinta um vibrante fresco da Itália fascista nas diversas frentes da Segunda Guerra Mundial.

Estamos no final de junho de 1940. Passaram quarenta anos desde que o filho do ferreiro de Dovia deu os primeiros passos na política; quase vinte desde que empunhou o cetro do poder; e poucas semanas desde que anunciou aos italianos que o destino marcava a hora da guerra.

Agora, já não é possível olhar para trás. Para que a História encene a imensa tragédia da guerra, cada um deve desempenhar o seu papel. Entre os muitos protagonistas estão o general Mario Roatta, chefe de um exército impreparado; Galeazzo Ciano, obcecado com o domínio do Mediterrâneo; Edda Mussolini, a filha, que sonha ter a sua própria linha da frente; Clara Petacci, que ama um homem cada vez mais parecido com um fantasma; e Amerigo Dumini, o assassino de Matteotti, que prospera ao chantagear esse fantasma. 

E há toda uma geração de soldados a braços com os erros, o horror e o heroísmo possível em circunstâncias impossíveis, tal como o alpino Mario Rigoni Stern, que se alistou voluntariamente, e que, no frio da frente russa, começa a perceber a natureza do drama em que participa, ou o major Paolo Caccia Dominioni, que guia a sua unidade pelas areias da trágica batalha de El Alamein…

E, por fim, Benito Mussolini, ainda convencido de que pode equilibrar na Europa as ambições conquistadoras de Hitler. 

Neste quarto volume da sua magistral biografia ficcionada de Mussolini, Scurati traça o retrato sombrio de um homem sozinho diante do destino que moldou para si e para toda uma nação.


Ler mais

Autor

Antonio Scurati

Antonio Scurati nasceu em Nápoles em 1969. Licenciado em Filosofia pela Universidade de Milão, completou a sua formação com uma pós-graduação na Escola de Estudos Superiores de Ciências Sociais de Paris e um doutoramento em Teoria e Análise de Texto na Universidade de Bérgamo. Professor e investigador nessa universidade, coordena o Centro de Estudos de Linguagem de Guerra e de Violência. Desde 2008, é professor associado na Universidade Livre de Línguas e Comunicação de Milão (IULM), com trabalho desenvolvido no Laboratório de Escrita Criativa e no Laboratório de Oralidade e Retórica. É um dos autores italianos mais reputados da sua geração, tendo ganhado, entre outros, o importante Prémio Strega, em 2019, pela autoria de M – O Filho do Século.

Ler mais