Partilhar

Desconto: 20%
12,78 € 15,98 €

Detalhes do Produto

Sinopse

No centenário do nascimento do carismático secretário-geral do Partido Comunista Português,Álvaro Cunhal (10 de Novembro de 1913-13 de Junho de 2005), a jornalista e comentadora HelenaMatos assina um texto a ilustrar cerca de meia centena de fotografias inéditas do dirigentecomunista em terras soviéticas e que pela primeira vez chegam a Portugal pela mão do jornalistaJosé Milhazes.

São imagens desconhecidas que retratam os anos de apogeu de Cunhal na ex-URSS logo após afuga de Peniche em 1961 e que se estenderam até ao fim do exílio com a Revolução de Abril de1974; mas também as múltiplas visitas posteriores, reveladoras do esmorecimento do entusiasmodos líderes socialistas face a Cunhal, assumindo o dirigente comunista português um papel cadavez mais secundarizado a partir do início da década de 80.

Neste livro, cujas ilustrações e imagens são também acompanhadas por partes de discursos etextos a espelhar o espírito de cada momento, é possível acompanhar os encontros de ÁlvaroCunhal com os líderes comunistas mundiais, desde Brejnev a Boris Ponomariov, Fidel Castro,Hustav Husak, Erik Honekker, Vladimir Cherbitzki, ou Henry Winston. Tudo momentos que HelenaMatos reaviva, num texto que reconstrói todos esses momentos.

Ler mais

Autor(es)

Helena Matos

Ler mais

José Milhazes

José Manuel Milhazes Pinto nasceu a 2 de Outubro de 1958 na Póvoa de Varzim. Em 1977, parte para a União Soviética a fim de cursar História da Rússia e assistir à "construção do comunismo", levando a cabo os seus estudos na Universidade Estatal de Moscovo. Formado em 1983, constituiu família e ficou a residir na URSS. A 8 de Agosto de 1989, escreve a primeira crónica para a TSF e, no ano seguinte, com o lançamento do jornal Público, torna-se seu correspondente em Moscovo. Em 2002, começa também a colaborar com a SIC. A longa permanência na União Soviética e, depois, na Rússia, permitiu-lhe assistir e participar num dos períodos mais conturbados do séc. XX: a queda da "cortina de ferro" e a formação de novos Estados no Leste da Europa. Mantém o blogue www.darussia. blogspot.com, alojado no sítio electrónico do jornal Público.

Ler mais