Partilhar

Linguagem, Cultura e Cognição, Estudos de Linguística Cognitiva - Vol I

Fora de Coleção

Vários

Disponibilidade Imediata

Desconto: 10%
22,41 € 24,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Os textos reunidos nesta obra exploram as relações entre linguagem, cultura e cognição na perspectiva da Linguística Cognitiva, paradigma recente que estuda a linguagem como parte integrante da cognição e em conexão com a experiência humana do mundo. Até que ponto é que a linguagem e a cultura influenciam a conceptualização? E até que ponto é que a conceptualização varia entre culturas, comunidades ou mesmo indivíduos? Serão as diferenças de conceptualização entre línguas, superficiais ou profundas? Como articular a hipótese dos conceitos universais com a hipótese da relatividade linguística? Estas são algumas das questões aqui analisadas na perspectiva de que a linguagem e cultura são facetas imbricadas da cognição, e cognição e linguagem são culturalmente situadas. Os setenta estudos apresentados reflectem o estimulante pluralismo de teorias, métodos e agendas que caracteriza este movimento. São tratados diversos temas de semântica cognitiva e cultural, gramática cognitiva, sociolexicologia cognitiva, análise do discurso e ainda poética cognitiva, psicolinguística, linguagem gestual, linguística computacional e filosofia da mente. Os estudos incidem em diferentes línguas e culturas, incluindo não-indo-europeias, e revelam importantes modelos cognitivos e modelos culturais. A parte inicial reúne os contributos de fundadores da Linguística Cognitiva e outros autores representativos – R. Langacker, L. Talmy, D. Geerarets, A. Verhagen e E. Bernárdez. Estão aqui reunidos estudos de especialistas de cerca de vinte países, incluindo especialistas nacionais. Constitui esta obra uma valiosa amostragem da investigação e Linguística Cognitiva e um importante contributo para o desenvolvimento desta área entre nós.

Nota Prévia

A presente obra, em dois volumes, reúne a quase totalidade das conferências e comunicações apresentadas em "Linguagem, Cultura e Cognição: Congresso Internacional de Linguística Cognitiva", promovido e organizado pelo Centro de Estudos Humanísticos da Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa, em Braga, e realizado na mesma Faculdade, nos dias 16 a 18 de Julho de 2003. O Congresso reuniu em Braga investigadores de cerca de vinte países e alguns dos principais especialistas em Linguística Cognitiva.
Os setenta estudos apresentados, distribuídos por dez secções temáticas, representam quase todas as linhas de investigação em Linguística Cognitiva e exploram as relações entre linguagem, cultura e cognição. A parte inicial do primeiro volume reúne as conferências plenárias dos linguistas convidados.
Queremos agradecer a todos os que estiveram envolvidos na realização do Congresso, especialmente aos membros da Comissão Científica, da qual fizeram parte António Barcelona, José Luis Cifuentes Honrubia, Maria Josep Cuenca, Nicole Delbecque, Isabel Hub Faria, José Ma García-Miguel, Ricardo Maldonado, José Pinto de Lima, Augusto Soares da Silva e Mário Vilela; aos colegas Alfredo Dinis, João Carlos Major e José António Alves, que connosco o organizaram; e à Faculdade de Filosofia da UCP, na pessoa do seu Director, Nuno da Silva Gonçalves, e ao Centro de Estudos Humanísticos, pelo apoio, disponibilidade e empenho.
Em nome da Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa, exprimimos o nosso reconhecimento à Fundação para a Ciência e a Tecnologia, à Fundação Calouste Gulbenkian e à Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, pelo apoio à realização do Congresso e à publicação desta obra. Agradecemos igualmente à Livraria Almedina o interesse manifestado e a oportunidade de publicar estes dois volumes.
Finalmente, agradecemos a todos os autores a sua inestimável colaboração.
Augusto Soares da Silva
Amadeu Torres
Miguel Gonçalves

Índice

Volume I

Nota prévia

Parte I – Teoria e Modelos
Parte II – Categorização e Léxico
Parte III – Construções e Gramática

Ler mais

Autor

Vários

Ler mais