Partilhar

Judeus: os Navarros de Lagoaça - 4 Vols.

Filipe Pinheiro de Campos, António Maria de Assis

Sujeito a confirmação por parte da editora

Desconto: 10%
99,00 € 110,00 €

Detalhes do Produto

  • Editora: Colibri
  • Tema: História
  • Ano: 2019
  • ISBN: 9789896898090
  • Edição: 4 Volumes c/ Caixa
  • Capa: Brochada

Sinopse

Ao longo de três anos de investigação intensa, Filipe Pinheiro de Campos, com a colaboração de António Maria de Assis, percorre dezassete gerações de uma família estabelecida em Trás-os-Montes desde os alvores de Quinhentos.
De negociantes de sola, rendeiros e lavradores a negociantes de grosso trato, capitalistas, burgueses nobilitados e fidalgos de velha estirpe, de juristas, médicos, artistas a políticos que povoaram a nossa história comum, é o espaço da Terra Quente Transmontana o primeiro cenário de toda esta trama familiar que daí flui para terras da Beira Alta, Cima Côa e Vale da Vilariça e para os centros urbanos de Lisboa e Porto.
A família em apreço origina-se num casal de cristãos-novos que, oriundos de terras castelhanas por força do édito dos Reis Católicos, se estabeleceu na vila de Mogadouro, a escassas dezenas de quilómetros da fronteira com o país vizinho, onde se dedicaram ao negócio de solas e tiveram ofícios de rendeiros e lavradores. A partir deste centro geográfico, os primeiros ramos estabelecem-se em freguesias próximas – Vilarinho dos Galegos e Lagoaça –, a partir das quais surgem os diferentes ramos em estudo.
No presente trabalho que, como se referiu, em muitas das linhas atinge as dezassete gerações, aborda-se um conjunto de famílias, ligadas entre si por um antepassado comum, que são reputadas em diferentes campos da sociedade e da história nacionais


Ler mais

Autor(es)

Filipe Pinheiro de Campos

Ler mais

António Maria de Assis

Ler mais