Partilhar

Diáspora Sefardita - de Famílias da Beira e Trás-os-Montes

António Júlio Andrade, Maria Fernanda Guimarães

Sujeito a confirmação por parte da editora



+5% em Cartão Almedina
Desconto: 20%
9,60 € 12,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Desde há 20 anos, numa dezena de livros, muitas revistas e mais de 500 páginas de jornais, os autores abraçaram a tarefa de libertar do esquecimento da história uma nação de judeus que habitou o Nordeste Trasmontano e ajudou a formar a matriz cultural regional.

Mostram-nos uma nação com uma economia forte e dinâmica, baseada na exploração dos recursos endógenos e criando indústrias de ponta, nos domínios da agro-pecuária, da tecelagem, dos curtumes, da sericultura, da ourivesaria… Nesse tempo o Nordeste Trasmontano não era uma periferia mas um centro exportador. E exportava não apenas para as grandes cidades portuguesas mas também para a Europa, do Norte e do Sul, e para outros continentes, de onde importava especiarias, açúcar, tabaco, ouro e prata… Mostram-nos uma nação Trasmontana comercial, agressiva, que se instalou no Porto e em Lisboa, no Algarve e nas Beiras, e partiu para a África, as Índias e as Américas, organizada em fantásticas redes familiares de negócios.

Neste livro mostram como em Linhares da Beira se cruzaram famílias da nação hebreia de Trás-os-Montes e das Beiras, em uma dessas redes, que se estendia ao Brasil e foi dar vida a chãos de Bordéus, de Londres, da Jamaica e outras terras Americanas. Ainda hoje, na cidade de Vancouver, costa oeste do Canadá, o arquiteto Richard George Henriquez se apresenta como orgulhoso herdeiro dessa nação sem terra e sempre em movimento.

Ler mais

Autor(es)

António Júlio Andrade

Natural da freguesia de Felgueiras, Torre de Moncorvo. Frequentou Filosofia na Universidade do Porto. Foi professor do ensino secundário, durante 12 anos, e mais tarde técnico de Bibliotecas, Arquivos e Documentação. É Técnico de Turismo Cultural, ministrado pelo Centro Nacional de Cultura, para além de outros cursos de formação profissional. Foi-lhe atribuído o Prémio de Conservação da Natureza e Património Cultural pelas secretarias de Estado do Ambiente e da Cultura. Diretor do Terra Quente, durante 10 anos, criou neste jornal, em parceria com Maria Fernanda Guimarães, uma página de turismo cultural, com base na herança judaica de Trás-os-Montes. No jornal Nordeste mantém, desde junho de 2016, a referida parceria na publicação de uma página sobre a temática judaica. Autor e coautor de uma dezena de livros sobre judeus e marranos, para além de várias publicações monográficas sobre a sua terra natal, a adotiva (Larinho) e o seu concelho, nomeadamente: Torre de Moncorvo – Notas Toponímicas e História Política de Torre de Moncorvo 1890 – 1926.

Ler mais

Maria Fernanda Guimarães

Foi colaboradora da Cátedra de Estudos Sefarditas de Alberto Benveniste, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tendo participado no Dicionário Histórico dos Sefarditas Portugueses – Mercadores e Gente de Trato, com direção científica de A.A. Marques de Almeida.

Ler mais