Partilhar

Famílias de Alenquer e de Torres Vedras e Suas Ligações aos Açores, Madeira, Europa, Brasil e Goa

Irondina Gomes Matias Viegas

Temporariamente Indisponível



Desconto: 10%
27,00 € 30,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Esta obra reúne, com os seus legítimos e ilegítimos, a genealogia de distintas famílias que, embora separadas, podemos constatar que se ligam entre si, por consanguinidade, nas suas diversas linhagens, que vão desde a sua origem nos séculos XI e XII ao século XIX. Descendentes de D. Afonso Henriques e de suas irmãs filiam-se, por alianças, aos descendentes de D. Childe Rolim, fidalgo flamengo, vindo de Flandres, acompanhado de outros cruzados que auxiliaram e combateram ao lado do monarca português na tomada de Lisboa.
Alenquer e Torres Vedras, limítrofes de Lisboa e Ribatejo, estavam na posse destas famílias que se estenderam também ao Alentejo e Algarve, disseminando-se pelos arquipélagos dos Açores e da Madeira, pelo Brasil e Índia (Goa). As suas ascendências estão dispersas em grande parte da Europa, algumas delas pertencentes a prestigiadas famílias deste continente.
Encontram-se aqui ilustres e anónimos, nas suas próprias circunstâncias – o Papa João XXI e seu irmão D. Egídio Júlio ou D. Gil Julião Rebolo, ascendentes da esposa de D. Childe Rolim; D. Sancha Sanches e D. Teresa Sanches, duas irmãs beatificadas em 1705; Santa Beatriz da Silva; Rainha Santa Mafalda; Santa Joana de Portugal; D. Gonçalo da Silveira, missionário, 1.º mártir português em terras africanas; Madre Maria Clara do Menino de Jesus – Libânia do Carmo Galvão Mexia de Moura Teles e Albuquerque, beatificada por Carta Apostólica de 13.05.2011; D. Manuel Franco da Costa de Oliveira Falcão – Bispo Auxiliar do Patriarcado de Lisboa e Bispo de Beja; D. Manuel José Macário do Nascimento Clemente – Cardeal-patriarca de Lisboa. Consta ainda da família Rolim, da Silveira, o grande ciclista: Joaquim Agostinho, natural das Brejenjas – concelho de Torres Vedras.
Esta é a base das famílias que corporizará os trabalhos seguintes, sobre os concelhos da Lourinhã, Mafra e Torres Vedras, com ligações a Alenquer, assim como as de Goa.

Ler mais

Autor

Irondina Gomes Matias Viegas

IRONDINA Gomes Matias VIEGAS – Nasceu a 26 de novembro de 1943 no concelho de Torres Vedras.

Funcionária pública, aposentada. É licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa.

Colaborou em jornais regionais; nas revistas Voz do Oriente e Ecos do Oriente; no Dicionário Internacional da Arte, da Literatura e da Cultura Contemporânea da Lusofonia; na Antologia de Poesia Lusófona & Textos Outros em Línguas Outras, Cadernos do Povo/Revista Internacional da Lusofonia, Ponte Vedra; na Aires Córdoba, Asociacion Cultural; no Círculo Nacional d’Arte e Poesia, na Editorial Minerva; na Folheto Edições & Design, Leiria; Sinapis Editores; Portugal Mag, Edições, Paris.

Tem colaborado, com poesia, nas Edições Colibri: Paradigma(s) – Coletânea de poesia e texto poético da Lusofonia (setembro de 2016) e Eclética I (março de 2017), Eclética II (setembro de 2017) e Eclética III (fevereiro de 2018). 

Ler mais