Partilhar

Famílias de Mora, Pavia e Évora: genealogia e história

António Aleixo Carvalho

Sujeito a confirmação por parte da editora



Desconto: 10%
14,39 € 16,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Tendo sido publicado na Editora Colibri um primeiro volume sobre a ascendência paterna do autor intitulado "Lavradores de Montemor-o-Novo e Alcácer do Sal - genealogia e história", este é um livro de família sobre a sua ascendência materna com o título de "Famílias de Mora, Pavia e Évora - genealogia e história".
A sua mãe, Maria Augusta Aleixo Paes, foi a filha única do proprietário e lavrador Joaquim Aleixo Paes e de sua mulher, Inácia Maria Mateus, que pertencia a uma família de pequenos agricultores. Residiram, a partir de 1914, no monte da herdade da Lobeira, na freguesia de Lavre.
Assim este livro consta da genealogia e história de duas famílias muito diferentes: uma de apelido Aleixo Paes, constituída por proprietários rurais ou com profissões liberais, com vários médicos, numa região desde Mora a Évora, enquanto a outra, de apelido Mateus, foi uma família muito ligada à terra na região entre Montemor-o-Novo e Mora.
Na parte Aleixo Paes, foi estudada a ascendência dos dois ramos do casamento do trisavô do autor Francisco Aleixo Paes com Maria Benjamim Rita da Fonseca Lima, o que incluiu a ascendência Perdigão e Fonseca, uma família de proprietários, capitães-mores, capitães de ordenanças, cavaleiros da Ordem de Cristo e procuradores da cidade de Évora os quais, não sendo fidalgos, viveram à lei da nobreza.
A outra parte, as outras histórias, falam da família Mateus de S. Geraldo, com alterações constantes de residência nos perdidos montes de Besteiros e Besteirinhos ao norte do Sabugueiro ou no grande monte do Peso que era freguesia, até às atuais povoações do Couço e do Ciborro que nasceram nessa altura de aforamentos de herdades, nos concelhos de Coruche, Mora e Montemor-o-Novo.

Ler mais

Autor

António Aleixo Carvalho

Ler mais