Partilhar

Josemaría Escrivá e a Universidade

Fora de Coleção

Vários

Em Stock


Desconto: 61%
5,00 € 12,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

« (...) Esse estímulo para a reflexão e conduta dos universitários é a razão da presente publicação. Com ela, um conjunto de professores que, não sendo embora membros da Prelatura do Opus Dei, reconhecem a valia do contributo de Josemaría Escrivá para o entendimento da Universidade. E deixam constância, para o público universitário e para os interessados, de um acervo de propostas, experiências e ensinamentos que, disseminadas e transluzindo nos textos que se seguem, representam um renovado pretexto para a sempre actual e necessária discussão em torno dos valores e orientações da Universidade. Um debate particularmente premente quando, como hoje, urge sair do passo de pragmatismos desvirtuadores e relativizações empobrecedoras da vida universitária.»

do Prefácio, por António de Sousa Franco, José Manuel Toscano Rito e Valentim Xavier Pintado

O ano do 2002 conheceu o centenário do nascimento de Josemaría Escrivá, fundador do Opus Dei, e a sua canonização por João Paulo II (6-X-2002).

No cerne do seu legado encontra-se a reafirmação do elevado valor cristão da vida de todos os dias, no denso tecido de realidades familiares, profissionais, culturais que a constitui.

A Universidade, como espaço de procura da verdade e de mútuo enriquecimento entre fé e cultura, foi também objecto do seu olhar esperançado sobre o futuro.

Que afirmava Josemaría Escrivá da Universidade? Este volume reúne dez intervenções, discursos e textos do fundador do Opus Dei, produzidos a tal respeito de 1960 a 1974.

No prólogo, Álvaro del Portillo, seu primeiro sucessor, apresenta um estudo sintético e sistemático da perspectiva que neles se manifesta.

Este livro recolhe um relevante e significativo contributo para a tarefa, sempre actual e imprescindível, de repensar a Universidade. Eis a oportunidade da presente edição.

ÍNDICE



Apresentação
S. JOSEMARÍA ESCRIVÁ

Prólogo «A Universidade no Pensamento e na Acção Apostólica de Mons. Josemaría Escrivá» de D. Álvaro del Portilho, Bispo-Prelado do Opus Dei e Grão-Chanceler da Universidade de Navarra

PRIMEIRA PARTE
DISCURSOS



Transcendência social da educação(Saragoça, 21 de Outubro de 1960)
A Universidade ao serviço do mundo(Pamplona, 25 de Outubro de 1960)
A Universidade, foco cultural de primeira grandeza (Pamplona, 25 de Outubro de 1960)
Formação inteiriça das personalidades jovens(Pamplona, 28 de Novembro de 1964)
Valor educativo e pedagógico da liberdade(Roma, 21 de Novembro de 1965)
Servidores nobilíssimos da ciência(Pamplona, 7 de Outubro de 1967)
A Universidade perante as necessidades dos homens (Pamplona, 7 de Outubro de 1972)
O compromisso da verdade(Pamplona, 9 de Maio de 1974)

SEGUNDA PARTE
HOMILIA



Amar o mundo apaixonadamente (Pamplona, 8 de Outubro de 1967)

TERCEIRA PARTE
ENTREVISTA



A Universidade ao serviço da sociedade actual (Madrid, 5 de Outubro de 1967)

***

Obras Publicadas de Josemaría Escrivá
Bibliografia sobre Josemaría Escrivá
Índice

Ler mais

Autor

Vários

Ler mais