Partilhar

Joalharia Contemporânea em Portugal - Das Vanguardas de 1960 ao início do Século

Cristina Filipe

Em Stock



Desconto: 10%
54,00 € 60,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Joalharia Contemporânea em Portugal. Das vanguardas de 1960

ao início do século XXI, de Cristina Filipe

“Este livro propõe uma abordagem histórica e crítica da joalharia contemporânea em Portugal. Com uma organização de grande clareza, a obra compõe-se de duas partes dedicadas a “Conceitos e Enquadramento” e “Artistas e Contextos” – esta optando por um tratamento por décadas – seguidas de um extenso documentário fotográfico e de uma cronologia do período 1963 a 2004, datas que assinalam os limites cronológicos da investigação subjacente. […]

Importa salientar que esta análise da evolução da joalharia entre os anos 60 do século XX e os primeiros anos do século XXI é feita através de metodologia que integra a joalharia no percurso da arte contemporânea em Portugal, que procura mais convergências do que divergências e contraria, desta forma, a hierarquia e a espacialização centro/margens que pesa ainda sobre a abordagem destes temas. […] Dito de outro modo, a joalharia estabelece-se de pleno direito na arte contemporânea e nas interseções com outros territórios de preocupação e influência. – Laura Castro, in “Um Livro Inaugural” (prefácio a esta 2.ª edição).

 Laura Castro, in «Um Livro Inaugural» (prefácio a esta 2.ª edição)

A 1.ª edição do livro Joalharia Contemporânea em Portugal. Das vanguardas de 1960 ao início do século XXI esgotou (a versão em português). A 2.ª edição mantém a estrutura, mas passou a ser uma edição de autor, e apresenta as seguintes novidades: o prefácio «Livro Inaugural», por Laura Castro; um índice remissivo (referente a nomes de artistas, curadores, historiadores, entre outros; lugares de exposições, museus, escolas; e eventos, facilitando o trabalho de consulta ao leitor, nomeadamente a especialistas e investigadores); as citações que, na 1.ª edição, estavam em inglês, foram agora traduzidas para português. O livro passou, assim, de 408 para 424 páginas.


Ler mais

Autor

Cristina Filipe

Ler mais