Partilhar

Arte Medieval Portuguesa - Novas Interpretações

José Custódio Vieira da Silva

Em Stock



Desconto: 10%
19,80 € 22,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

As reflexões que aqui se propõem organizam-se em torno de duas importantes temáticas explicitadas na arte medieval portuguesa: o mundo da representação social da nobreza, expresso nos jacentes, e a representação e afirmação do(s) poder(es) no mundo manuelino.

O objectivo principal que norteou estas investigações foi o de buscar novas formas de entendimento da arte medieval, suscitando diferentes questões e procurando as possíveis e adequadas respostas. O alcance destas reflexões (que o leitor julgará) poderá permitir ultrapassar, porventura, o quadro duma História da Arte a necessitar de novas perspectivas metodológicas de adequação do pensamento e do discurso artísticos à sociedade que os criou e utilizou e de que são intérpretes absolutamente originais.

***

O jacente e a estátua-coluna medievais provêm ambos dum mesmo espírito inventivo de que não é fácil encontrar antecedentes: são não apenas uma das grandes criações da arte medieval europeia mas também uma das que maior originalidade apresenta, delimitando desde o início um lugar muito específico na afirmação da arte gótica. A novidade iconográfica do jacente, de modo particular, encontra- se associada à emergência progressiva do indivíduo, revelada na atenção dada à representação autónoma do ser humano na sua irredutível individualidade. Ao mesmo tempo, porém, este insuspeito pendor humanista, que corporiza uma das inovadoras dimensões da representação mental do mundo gótico, caminha a par duma consciência mais assumida da linhagem a que se pertence e da consequente necessidade da sua afirmação: memória individual v. memória social, aparente paradoxo duma só e mesma realidade.

Ler mais

Autor

José Custódio Vieira da Silva

José Custódio Vieira da Silva é Prof. Catedrático Jubilado da NOVA FCSH, onde, a par das funções docentes, foi responsável científico pela área de História da Arte Medieval, Coordenador do Departamento de História da Arte e Vice-Presidente do Conselho Científico da Faculdade. As suas investigações privilegiaram o tempo e a arte góticas, sobretudo os seus momentos finais, de que é testemunho a publicação de livros e de artigos em revistas da especialidade e a participação em encontros e congressos nacionais e internacionais.

Ler mais