Partilhar

Janelas para a Filosofia

Desidério Murcho, Aires Almeida

Indisponível


Desconto: 25%
10,50 € 14,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Aceite este convite ao filosofar, feito por dois reconhecidos especialistas. Da filosofia moral e política à filosofia da arte e da religião, da teoria do conhecimento à filosofia da ciência e à lógica, os autores apresentam-nos alguns dos problemas, teorias, argumentos e conceitos que constituem o núcleo da reflexão filosófica e que somos incentivados a analisar e discutir. Leitura indispensável em escolas e universidade, para professores e alunos, com uma linguagem clara, mas rigorosa e sólida, este é o livro de apresentação da filosofia que há muito fazia falta.

Todos temos vários pressupostos filosóficos, quer nos apercebamos disso quer não. Seja porque temos convicções sobre o que é correcto ou incorrecto fazer, seja porque temos convicções sobre o que é ou não justo na nossa sociedade. Este livro abre janelas para o mundo da filosofia, ajudando-nos a reflectir com autonomia sobre esses e outros pressupostos filosóficos.

Da filosofia moral e política à filosofia da arte e da religião, da teoria do conhecimento à filosofia da ciência e à lógica, este livro apresenta alguns dos problemas, teorias, argumentos e conceitos que constituem o núcleo da reflexão filosófica. As ideias não são apresentadas como dogmas mortos que nos resta apenas apreciar, mas antes como propostas vivas que urge discutir.

Este livro é do máximo interesse para qualquer pessoa dada à reflexão, curiosa acerca dos pressupostos filosóficos que inevitavelmente temos. Leitura indispensável em universidades e escolas, para professores e alunos, e com uma linguagem clara e despretensiosa, mas rigorosa e sólida, este é o livro de apresentação da filosofia que há muito fazia falta.

Será que os valores são relativos? Porquê? O que fundamenta a moral? O que é o bem último, aquilo em função do qual os outros bens são bens? E qual é o critério da acção correcta? Serão as consequências? Ou as intenções? Ou será a virtude o que mais conta na ética?

Eis algumas das perplexidades filosóficas que inauguram este livro.
Conduzindo o leitor gentilmente, de maneira despretensiosa e simples, encorajando-o a reflectir por si, Janelas para a Filosofia é mais do que uma apresentação da filosofia: é um convite ao filosofar.
Em vez de dogmas mortos, as ideias dos filósofos tornam-se propostas vivas que apetece discutir. Kant e Mill, Aristóteles e Platão, Popper e Kuhn, Collingwood e Tolstói, Anselmo e Nagel, Rawls e Nozick, Gettier e Dickie -- estes são apenas alguns filósofos, antigos e contemporâneos, que somos convidados a discutir neste livro singular.

Escreveu Epicuro: «Que nenhum jovem adie o estudo da filosofia, e que nenhum velho se canse dela; pois nunca é demasiado cedo nem demasiado tarde para cuidar do bem-estar da alma. O homem que diz que o tempo para este estudo ainda não chegou ou já passou é como o homem que diz que é demasiado cedo ou demasiado tarde para a felicidade.»

Mais do que colegas, mais do que amigos, Aires Almeida e Desidério Murcho são cúmplices na paixão pela filosofia e na paixão por levar a filosofia às pessoas porque vivem o que Epicuro, como outros filósofos, sabia: que a filosofia é das coisas mais preciosas que há na vida.

Ler mais

Autor(es)

Desidério Murcho

Desidério Murcho (1965) estudou Filosofia na Universidade de Lisboa e depois no King’s College de Londres. É professor na Universidade Federal de Ouro Preto desde 2007. Autor de Filosofia em Directo (2011), um êxito editorial com mais de 21 mil exemplares vendidos, Sete Ideias Filosóficas que Toda a Gente Deveria Conhecer (2011), Pensar Outra Vez (2006), O Lugar da Lógica na Filosofia (2003) e Essencialismo Naturalizado (2002). Co-autor dos livros Janelas para a Filosofia (2014), 50 Lições de Filosofia (2012-2013), entre outros, e organizador dos livros A Ética da Crença (2010), Viver para Quê? (2009) e Enciclopédia de Termos Lógico-Filosóficos (2006), Desidério Murcho participa habitualmente em congressos e conferências internacionais. Na Edições 70 publicou também Todos os Sonhos do Mundo (2016).

Ler mais

Aires Almeida

Mestre em Filosofia pela Universidade de Lisboa, professor da E. S. Manuel Teixeira Gomes (Portimão) e membro do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. É autor de O Valor Cognitivo da Arte (CFUL, 2010), co-autor de Textos e Problemas de Filosofia (Plátano, 2006) e organizador do Dicionário Escolar de Filosofia (Plátano, 2009), além de co-autor de outros livros didácticos e de divulgação.

Ler mais