Partilhar

Novas Janelas para a Filosofia

Aires de Almeida, Desidério Murcho

Em Stock



Desconto: 20%
11,93 € 14,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Seja porque temos convicções sobre o que é correcto ou incorrecto fazer, seja porque temos convicções sobre o que é ou não justo na nossa sociedade, todos temos vários pressupostos filosóficos, quer nos apercebamos disso, quer não. Este livro abre novas janelas para o mundo da filosofia, ajudando-nos a explorar os seus horizontes e a reflectir com autonomia sobre os nossos pressupostos filosóficos.

Trata-se, pois, de uma obra do máximo interesse para qualquer pessoa com gosto pela reflexão, curiosa acerca dos pressupostos filosóficos que inevitavelmente temos e desenvoltura intelectual para pôr em questão as suas próprias posições. Pelo rigor no tratamento dos temas, mas também pela simplicidade e clareza, é uma leitura indispensável para professores e alunos em universidades e escolas.

Será que os valores são relativos? Porquê? O que fundamenta a moral? O que é o bem último, aquilo em função do qual outras coisas, actividades e acções são boas ou desejáveis? E qual é o critério da acção correcta? Serão as consequências? Ou as intenções? Ou será a virtude o que mais conta na ética? O que é uma sociedade justa? Como distinguir uma teoria científica de uma teoria pseudocientífica? Como distinguir o que é arte do que não é arte? Como distinguir o conhecimento da mera opinião?


Ler mais

Autor(es)

Aires de Almeida

Natural de Vila Nova de Foz Côa e professor de filosofia na Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, Portimão. Tem o grau de mestre em filosofia pela Universidade de Lisboa, com a dissertação O valor cognitivo da arte, publicada pelo Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, do qual é colaborador. É autor e co-autor de vários livros de divulgação filosófica, entre os quais A definição de arte: O essencial (Plátano, 2019).

Ler mais

Desidério Murcho

Desidério Murcho (1965) estudou Filosofia na Universidade de Lisboa e depois no King’s College de Londres. É professor na Universidade Federal de Ouro Preto desde 2007. Autor de Filosofia em Directo (2011), um êxito editorial com mais de 21 mil exemplares vendidos, Sete Ideias Filosóficas que Toda a Gente Deveria Conhecer (2011), Pensar Outra Vez (2006), O Lugar da Lógica na Filosofia (2003) e Essencialismo Naturalizado (2002). Co-autor dos livros Janelas para a Filosofia (2014), 50 Lições de Filosofia (2012-2013), entre outros, e organizador dos livros A Ética da Crença (2010), Viver para Quê? (2009) e Enciclopédia de Termos Lógico-Filosóficos (2006), Desidério Murcho participa habitualmente em congressos e conferências internacionais. Na Edições 70 publicou também Todos os Sonhos do Mundo (2016).

Ler mais