Partilhar

Introdução à Blockchain - Bitcoin, Criptomoedas, Smart Contracts, Conceitos, Tecnologia, Implicações

Pedro Martins

Envio em 10 dias




+5% em Cartão Almedina
Desconto: 20%
15,07 € 18,85 €

Sinopse

A Blockchain tem o potencial de transformar profundamente organizações e sociedades. Ao permitir criar um novo tipo de sistema de registo (descentralizado, transparente, imutável e seguro, capaz de sincronizar uma visão comum do seu estado), emerge, da Blockchain, um protocolo de geração de confiança no sistema que dispensa, para o seu exercício, o recurso a entidades centrais. A Blockchain permite, por isso, redesenhar cadeias de abastecimento, descentralizando, desintermediando, reduzindo custos e riscos, e assim incrementar a eficiência. O seu suporte a smart contracts (contratos digitais que autoexecutam as suas cláusulas) permite, também, a concretização de níveis sem precedentes de automatização dessas cadeias. Este livro constitui uma primeira introdução à Blockchain, ao seu conceito, aplicabilidade e implicações. Começando por apresentar conceptualmente a Blockchain como um novo protocolo para geração de confiança, aborda seguidamente a rede Bitcoin e as criptomoedas. Avançando para a apresentação da rede Ethereum e do conceito de smart contract, aborda a evolução geracional para a Blockchain 2.0. Termina com uma reflexão sobre as implicações, não sem antes dar nota de casos reais de aplicação.Destinado a gestores, decisores de IT/SI e ao público em geral. O primeiro livro escrito em Portugal sobre a Blockchain!

Uma obra que dá a conhecer os conceitos, as práticas e o futuro desta tecnologia, que vai muito além das criptomoedas. Com casos práticos de aplicação e uma previsão sobre as implicações da Blockchain na economia e na sociedade.

Ler mais

Autor

Pedro Martins

Pedro Martins nasceu em Lisboa, em 1971, sendo sesimbrense por adopção. Entre 1999 e 2005, foi editor da agenda cultural Sesimbra Eventos e coordenador da Colecção Livros de Sesimbra, então projectos de referência a nível nacional. Conviveu com o filósofo António Telmo, de quem é um continuador. É autor, entre outros, dos livros O Anjo e a Sombra: Teixeira de Pascoaes e a Filosofia Portuguesa (2007); O Céu e o Quadrante: desocultação de Álvaro Ribeiro (2008); O Segredo do Grão Vasco: de Coimbra a Viseu, o 515 de Dante (2011); Teoria Nova da Saudade (2013); Agostinho da Silva em Sesimbra (em colaboração com António Reis Marques, 2014); Um António Telmo: Marranismo, Kabbalah e Maçonaria (2015), A Liberdade Guiando o Povo – Uma Aproximação a Agostinho da Silva (2016); e Uma Vida de Herói – Morte e Transfiguração de Jaime Cortesão (2018). Colabora nas revistas A Ideia e Nova Águia. Fundador do Projecto António Telmo. Vida e Obra, integra a coordenação editorial das Obras Completas de António Telmo. É membro do Centro de Estudos Bocageanos e do Conselho Consultivo da Fundação António Quadros. Tem participado em colóquios e congressos internacionais dedicados a figuras como Verney, Pascoaes, Sampaio Bruno e Agostinho da Silva.

Ler mais