Partilhar

Deste Lado do Mar de Sesimbra

Nova Águia

Pedro Martins

Envio em 10 dias



Desconto: 10%
19,71 € 21,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O PRIMEIRO LIVRO DE CRÓNICAS DO AUTOR

A camonina Piscosa, tesouro em segredo que a Europa ameaça agora descobrir, foi lugar espiritual de António Telmo e Agostinho da Silva a que Pedro Martins presume também pertencer. Nesta sua nova obra, a metáfora do título, colhido em dedicatória manuscrita por Orlando Vitorino, abre como porta para o infinito, entre o apelo das horas e a evocação das imagens.

«Durante anos, como já aqui vos disse, impetrei, sem sucesso, ao António Reis Marques a vilania sesimbrense, fiado nos pergaminhos que julgava possuir. Pois teve de ser o Presidente Augusto Pólvora a conceder-me o título há bem pouco, nas linhas discretas, mas inequívocas, de um seu editorial. Tomei por indelével caso sério a concessão oficial, vinda, como veio, a distinção de alguém que ama veramente a sua terra. Mas foi ao ver desfilar perante mim, naquela tarde de sábado, a Fortaleza renascida, a torre egrégia da Igreja Matriz, o elegante Hotel do Mar, o bulício pressentido na Califórnia e na Avenida dos Náufragos, o edifício da capitania, a pérgula do Largo da Marinha, o cume de Argéis e o outeiro de Palames, o alçado castelo roqueiro, o pesponto dos moinhos nas cumeadas, o avanço ridente do farol para as bandas de São Teodósio, os remates modernos em que a vila se adentra ou extrema, que mais senti o peso da nomeação, sortilégio de primeira vez. E quando julgava que o regaço da doca desde logo me afagaria o regresso, o António Miranda surpreende-nos com nova partida, nova viagem, numa breve incursão ao Ribeiro de Cavalo, praia agora incensada nos areópagos, como aliás a da Foz, lá mais para a frente…»

Pedro Martins

Ler mais

Amostra

Autor

Pedro Martins

Pedro Martins nasceu em Lisboa, em 1971, sendo sesimbrense por adopção. Entre 1999 e 2005, foi editor da agenda cultural Sesimbra Eventos e coordenador da Colecção Livros de Sesimbra, então projectos de referência a nível nacional. Conviveu com o filósofo António Telmo, de quem é um continuador. É autor, entre outros, dos livros O Anjo e a Sombra: Teixeira de Pascoaes e a Filosofia Portuguesa (2007); O Céu e o Quadrante: desocultação de Álvaro Ribeiro (2008); O Segredo do Grão Vasco: de Coimbra a Viseu, o 515 de Dante (2011); Teoria Nova da Saudade (2013); Agostinho da Silva em Sesimbra (em colaboração com António Reis Marques, 2014); Um António Telmo: Marranismo, Kabbalah e Maçonaria (2015), A Liberdade Guiando o Povo – Uma Aproximação a Agostinho da Silva (2016); e Uma Vida de Herói – Morte e Transfiguração de Jaime Cortesão (2018). Colabora nas revistas A Ideia e Nova Águia. Fundador do Projecto António Telmo. Vida e Obra, integra a coordenação editorial das Obras Completas de António Telmo. É membro do Centro de Estudos Bocageanos e do Conselho Consultivo da Fundação António Quadros. Tem participado em colóquios e congressos internacionais dedicados a figuras como Verney, Pascoaes, Sampaio Bruno e Agostinho da Silva.

Ler mais