Partilhar

Instrumentos e Contextos de Avaliação Psicológica Vol. I

Psicologia

Mário R. Simões, Leandro Almeida, Miguel Gonçalves, Carla Machado

Indisponível


Desconto: 10%
19,71 € 21,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Este volume inclui textos relativos a catorze instrumentos de avaliação, abrangendo áreas diversificadas do funcionamento psicológico que vão desde a esfera cognitiva (figura Complexa de Rey, Teste de Afasia de Aachen, Bateria de Provas de Raciocínio) até ao domínio emocional (índice de Satisfação com a Vida, Questionário de Competência Emocional), social (Entrevista para avaliação do apoio social em crianças e jovens) e comportamental (Escalas de Comportamento para a Idade Pré-escolar). Relativamente aos domínios de aplicação da Psicologia, encontramos textos sobre instrumentos relevantes na área clínica (Inventário para avaliar a vinculação nas relações intimas durante a idade adulta, Questionário do Comportamento Alimentar da Criança, Inventário de Evitamento de Young-Rygh;, educacional (Questionário de Satisfação Académica, Inventário de Auto-Regulação da Aprendizagem), organizacional (Escala de Compromisso Organizacional) e da justiça (Inventário de Conflitos nas Relações de Namoro entre Adolescentes). Deve acrescentar-se que as 14 provas aqui apresentadas explicitam um investimento nacional relevante na investigação sobre os métodos de suporte à avaliação psicológica.

Ler mais

Autor(es)

Mário R. Simões

Ler mais

Leandro Almeida

Professor Catedrático de Psicologia da Educação no Instituto de Educação da Universidade do Minho. Doutorou-se em Psicologia, especialidade de Psicologia da Educação, na Universidade do Porto, em 1987, e prestou Provas de Agregação em Psicologia na Universidade do Minho, em 1994. Na sua preparação do doutoramento, realizou estágios na Universidade de Yale (USA) e na Universidade Católica de Lovaina (Bélgica). Iniciou a sua atividade docente como monitor na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, em 1978/79. Nesta Faculdade, veio a ser Presidente do Conselho Diretivo. Ingressou na Universidade do Minho, como Professor Auxiliar, em 1988. Desempenhou vários cargos institucionais, tendo sido Vice-Presidente do Conselho Académico (2000/02) e Vice-Reitor (2006/09) da Universidade do Minho. Atualmente é Presidente do Instituto de Educação. Leciona disciplinas de graduação e de pós-graduação ligadas à formação de psicólogos e professores, em domínios da cognição e aprendizagem, da avaliação psicológica e da metodologia da investigação. Coordena projetos de investigação e orienta um grupo de investigadores nos domínios da cognição e aprendizagem, adaptação e sucesso académico, e, mais recentemente, sobredotação e excelência em situações de aprendizagem e de rendimento. Nos seus domínios de investigação, orientou já três dezenas de teses de doutoramento e outras tantas de mestrado. É autor de duas centenas de trabalhos, entre livros, capítulos de livros e artigos, publicados em Portugal e no estrangeiro, em particular em Espanha e no Brasil. Autor ou coautor de algumas provas para a avaliação psicológica nas áreas da inteligência e da aprendizagem, editadas em Portugal e no Brasil. Integra o Conselho Editorial de várias revistas de Psicologia e de Educação, no país e no estrangeiro. É membro de várias associações científicas nacionais e internacionais, tendo desempenhado funções diretivas em várias delas. Foi presidente da Direção Nacional da Associação dos Psicólogos Portugueses (APPORT). Integrou o Conselho Científico do Instituto de Inovação Educacional (Ministério da Educação). Fez parte da Comissão de Avaliação Externa dos Cursos de Licenciatura em Ensino na área das Letras e Humanidades (2001/02). Foi membro do Conselho Nacional de Educação (2002/05), tendo coordenado a 5ª Comissão. Tem sido consultor científico do Governo Regional da Madeira na definição de estudos e programas tendo em vista a identificação e apoio aos alunos sobredotados.

Ler mais

Miguel Gonçalves

Ler mais

Carla Machado

CARLA MACHADO é mestre em Estatística e Gestão de Informação (ISEGI/UNL), membro do CEMAPRE, ex-colaboradora do GEP (Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social) e actual Técnica Superior do IPC-ANACOM. Autora de várias publicações nas áreas da Pobreza e do Emprego.

Ler mais