Partilhar

Instrumentos de Avaliação - Da Teoria à Prática

António Mostardinha, Paulo Alves

Sujeito a confirmação por parte da editora



Desconto: 10%
12,95 € 14,39 €
Wishlist Icon

Poderá gostar

Detalhes do Produto

Sinopse

Este manual parte do pressuposto que representará um simples contributo para a formação de profissionais que, em campos específicos das suas áreas pretendem avaliar, uniformemente, fenómenos subjetivos. Isto é, que essa avaliação seja feita da mesma forma (de investigador para investigador), de modo a reproduzir idênticos resultados. Por exemplo, para avaliar a depressão, diferentes investigadores estudem formas de desenvolver uma escala -  que meçam aquilo a que se destinam a avaliar - desenvolvendo para esse efeito, vários cálculos de forma que os instrumentos de medida tenham uma “consistência interna e externa”.
Nesta perspetiva, este manual está organizado por etapas, a que chamamos capítulos. Em cada um deles, procedemos a uma abordagem preliminar sobre os objetivos e o tema a explorar, no sentido de elucidar o leitor e, todos os que se interessam por esta temática - um incentivo, que se deseja, para uma área de igual importância da ciência, nomeadamente, das Metodologias da Investigação.
Assim, o presente manual propõe, de uma forma simples e objetiva, orientar o leitor para a problemática do desenvolvimento e validação de uma escala aplicada a uma determinada população. Em alinhamento com o pensamento precedente, nas ciências sociais e ciências da saúde deparamo-nos, muitas vezes, com a necessidade de avaliar um conceito subjetivo, a exemplo: o stress, a tolerância à frustração, o autocuidado, o nível de perfecionismo, a vulnerabilidade social, sem esquecer as próprias normas sociais que se impõem ao sujeito/indivíduo bem como o nível de adesão de uma pessoa ao regime terapêutico (medicamentoso ou não medicamentoso). Tais situações levaram a que houvesse um desenvolvimento de evidência científica (estudos) para auxiliar na necessidade de avaliar algo subjetivo de uma forma objetiva.

Ler mais

Autor(es)

António Mostardinha

Doutorado em Educação, ramo da Psicologia da Educação, pela Universidade de Aveiro e Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e Especialista em Enfermagem de Reabilitação pela Escola Superior de Enfermagem de Lisboa. Os seus interesses estão ligados à investigação em determinantes de saúde, saúde pública e epidemiologia.

Ler mais

Paulo Alves

É investigador na área de enfermagem e tratamento de feridas, associado aos seus projetos e contribuições. Tendo completado o seu doutoramento em Enfermagem em 2015, atualmente ocupa posições prestigiadas como Professor Associado e Diretor na Universidade Católica Portuguesa. O seu compromisso na iigação nestas áreas é evidente através do extenso output de pesquisa, tendo publicado mais de 60 artigos em revistas especializadas e apresentado em inúmeros eventos nacionais e internacionais. Tem um registo como autor de 10 capítulos de livros e 5 livros e registou uma patente, contribuindo coletivamente para mais de 200 itens de produção técnica. A sua dedicação à área estende-se para além do ensino e prática clínica, pois participou ativamente em mais de 100 conferências internacionais e nacionais, destacando o seu compromisso contínuo em partilhar conhecimento e impulsionar a inovação. No seu papel de educador e mentor, supervisionou com sucesso várias teses de doutoramento e mestrado em enfermagem, assim como, também em outras áreas das ciências da saúde. O seu envolvimento em mais de 10 projetos de investigação (financiados e não financiados) entre 2007 e 2023, juntamente com o seu envolvimento atual em 2 projetos em curso sublinha o seu papel ativo no avanço das ciências da saúde, particularmente no cuidado à pessoa com ferida. A natureza colaborativa reflete-se nas atividades profissionais, tendo trabalhado com aproximadamente 200 colegas em co-autoria de trabalhos científicos. O trabalho é caracterizado por um foco em Enfermagem, Oncologia, Pele, Tratamento de Feridas, Úlceras, Cuidados com Feridas, Prevenção, Ensino, Educação, Saúde e Úlceras de Pressão. Esta diversidade de interesses e especialização significa a sua profunda compreensão e paixão por melhorar os resultados dos doentes e avançar no campo da prevenção e tratamento de feridas. A sua dedicação à inovação e investigação motivam-no para ser um contribuinte inestimável para o futuro das ciências da saúde

Ler mais