Partilhar

Ilusão da Morte

Ribeiro, Afonso

Em Stock



Desconto: 10%
14,39 € 16,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

"Ilusão na Morte é um sobressalto. É ler-se, em especial, as duas últimas de sete novelas que compõem o livro, e o desassossego roça a perturbação. Será sempre assim? e Pobres de pedir, sendo antes contos que novelas, vestem toda essa tragédia humana tão característica do Neorrealismo, essa corrente ideológica e literária que surgiu com coragem para a intervenção cívica, a favor de uma sociedade sem classes e denunciadora das injustiças de então, injustiças que desgraçadamente persistem ainda hoje.

– Mundo muito mal feito. Uns com tudo, outros sem nada. Homens trabalhando para outros homens, como servos. Será sempre assim?”


In Prefácio

Ler mais

Autor

Ribeiro, Afonso

Afonso Ribeiro nasceu em 1911, na Vila da Rua, Moimenta da Beira, foi professor primário e conhecedor profundo das classes pobres das zonas rurais, da sua vida árdua, aliada à falta de solidariedade dos proprietários de terras. Inspiração que passou, sem artifícios, para os seus catorze livros, nos quais desmistifica a vida feliz e saudável da vida no campo e constrói narrativas reais de existências tristes, de fome, doença e trabalho agrícola “escravo”.

Como um dos fundadores do Sol Nascente, em 1938 publicou Ilusão Na Morte, obra censurada pela PIDE, que o consagrou como precursor do neorrealismo. A sua vida ficou marcada pela perseguição do regime de Salazar, que o impediu de ser docente, o levou para o jornalismo, e até após a sua fuga para Moçambique, não só lhe fechou todas as portas, como chegou a levá-lo para a prisão. Dez anos após o seu regresso a Portugal, em 1986, já mergulhado num certo esquecimento e falta de dinheiro, escreve ainda A Árvore e os Frutos.

O brilhante autor e contista da Vila da Rua morreu em Cascais, em 1993.

Obras publicadas pelo autor:

Ilusão na Morte (novelas), 1938

Plano Inclinado (romance), 1941

Aldeia (romance), 1943

Trampolim (romance), 1944

Trilogia Maria (romance), 1947; 1956; 1959

Povo (contos), 1947

Escada de Serviço (romance), 1946

O Pão da Vida (romance), 1956

O Caminho da Agonia (romance), 1959

Três Setas Apontadas ao Futuro (Teatro). 1959

Da Vida dos Homens (contos), 1963

África Colonial (contos), 1977

Os Comedores de Fomes (romance), 1983

A Árvore e os Frutos (romance), 1986


Ler mais