Partilhar

Desconto: 10%
12,51 € 13,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O Livro V de Heródoto vem agora integrar um conjunto, que neste momento contempla os Livros I, III, IV, VI e VIII. Como vem sendo hábito nesta colecção, resulta de um esforço partilhado: de Maria de Fátima Silva é o estudo introdutório, a textura literária, cultural e política do Livro V de Heródoto, e a tradução anotada dos primeiros 54 capítulos; de Carmen Leal Soares o estudo sobre as póleis gregas: rivalidades e alianças e a tradução e notas dos capítulos 55-126.
O texto que serviu de base à tradução é o da edição teubneriana de H. B. Rosén. As abreviaturas de periódicos, usadas apenas na bibliografia específica, seguem o critério de L'Année Philologique.

Ler mais

Autor

Heródoto

HÉRODOTO, denominado «o pai da História», nasceu em Halicarnasso de Acria em 484 a.C. e morreu em Túrias ou em Atenas em 425 a.C. Na primeira parte da sua vida ocupou-se da política. A partir de 455 a.C. começou a viajar pela Ásia, pela África, pela Europa. No decurso das suas viagens, conversações e leituras, não cessou de recolher materiais para toda a grande obra que lhe ocupou toda a existência: Histórias. Segundo uma lenda referida por Luciano, Hérodoto leu a sua obra nos jogos olímpicos de 446 a.C. tendo suscitado entusiasmo universal.

Ler mais